Olhar Agro & Negócios

Domingo, 03 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

NOVO MERCADO

Frigoríficos de Mato Grosso poderão exportar carne bovina para o México

Foto: Assessoria

Frigoríficos de Mato Grosso poderão exportar carne bovina para o México
Mato Grosso poderá exportar carne bovina maturada e desossada para o México a partir desta semana. O país abriu o mercado para o produto brasileiro com a habilitação de 34 plantas frigoríficas em outros 14 estados, entre eles Santa Catarina, que conta com o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) de zona livre de febre aftosa.

Leia mais:
Mapeamento inédito mostra qualidade das áreas de pastagem em Mato Grosso

“É um momento histórico para as relações comerciais brasileiras, especialmente para a carne bovina. O Brasil mostra a potência e a grandiosidade da sua pecuária e a expansão de mercados está se tornando uma grande oportunidade para a retomada do crescimento desta atividade econômica. Habilitar 34 plantas frigoríficas para o México é um sonho de mais de uma década que o Brasil tinha e conseguimos realizar”, comemorou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Com a publicação dos requisitos zoosanitários para a importação da carne bovina brasileira na noite desta segunda-feira (06) pelo governo mexicano, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) conclui a negociação iniciada há mais de 12 anos para a comercialização do produto entre os países. No mês passado, o México já havia ampliado a abertura do mercado para a carne suína brasileira.

“Vivemos um bom momento, o humor do mundo se tornou favorável ao Brasil, a partir da posse do presidente Lula”, destacou o ministro ao lembrar que, somente em 2023, foram habilitadas plantas frigoríficas para a exportação para a Indonésia e derrubadas as suspensões de mais três frigoríficos para a comercialização aos chineses.

Com Assessoria 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet