Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 05 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

em lucas do rio verde

Palestras técnicas do Show Safra 2023 serão organizadas por culturas

Foto: Reprodução

Palestras técnicas do Show Safra 2023 serão organizadas por culturas
A programação das palestras técnicas do Show Safra 2023 traz variados temas das culturas de soja, algodão e milho, segmentadas em dias específicos. Serão apresentações técnicas e mesas redondas de discussões sobre avanços e desafios no manejo das culturas no cenário produtivo.

Leia mais
Entidades distribuem cestas de alimentos agroecológicos em Cáceres e Cuiabá


Realizado pela Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde, o Show Safra será entre os dias 21 a 24 de março, em Lucas do Rio Verde, região Médio Norte de Mato Grosso. O tema deste ano será "O Futuro é Agora" e a feira traz novidades com os pavilhões Show Safra Connect e Show Safra Pecuária.

Nos quatro dias da feira os visitantes vão presenciar algumas novidades que acompanham o atual momento da produção de grãos do país e seus desdobramentos, com uma linguagem mais acessível ao produtor rural.

A cultura do algodão é destaque no primeiro dia da feira, terça-feira (21). A partir das 13h30, no Auditório da Fundação Rio Verde, será realizada a mesa redonda com o tema: Oportunidades e desafios na cultura de algodão para altas produtividades. Às 15h30 acontece o Painel OAB - Segurança jurídica no campo. Às 17h está marcado o lançamento do "Pacto pela Inovação de Lucas do Rio Verde".

No segundo dia, quarta-feira (22), será o dia do milho. Destaque para o "Fórum Mais Milho", realizado pelo Canal Rural. A partir das 09h horas da manhã, o painel de discussões fala sobre o atual cenário e as perspectivas para o mercado do grão, dentro e fora do Brasil. A transmissão será ao vivo pelo Facebook e Youtube do Canal Rural.

"O combate à cigarrinha-do-milho, praga que tem colocado em alerta agricultores de várias regiões do país também terá destaque na discussão, que abordará ainda o investimento no cultivo de sorgo como alternativa ao plantio de milho", conta o organizador do Fórum apresentador do Canal Rural, Luiz Patroni.

Na sequência, quinta-feira (23), a cultura da soja será o tema do dia. A partir das 8h30 está prevista uma mesa redonda com o tema: "Construção do ambiente de produção - Custo ou Investimento?" Moderador das discussões é o Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários de Mato Grosso (Cearpa).

Após o almoço, a partir das 13h30, o tema discutido será o "Manejo de doenças e anomalias na Cultura da Soja (cenários e desafios)".

No último dia da feira, sexta-feira (24), a partir das 8h, está programada uma rodada de palestras sobre a qualidade das sementes. Às 15h30, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) realiza a palestra sobre o "Crédito do Carbono". Às 17h o "Lançamento da Campanha Leão Amigo da Criança 2023" encerra a programação técnica da feira.

Diretor de pesquisas da Fundação Rio Verde, Fábio Pittelkow reforça que a programação tem um roteiro extenso, direcionado e completo para o produtor rural, profissionais que atendem ao agro, empresários, acadêmicos, pesquisadores e público em geral.

"Esse ano também iremos abordar o manejo dos solos, seus desafios diários na produção e seus aspectos técnicos, e as sementes, a importância da sua qualidade, vigor". São sempre temas importantes e atuais para os agricultores", destacou.

A programação final com todas as palestras técnicas dos quatros dias da feira será divulgada logo após o lançamento oficial do Show Safra 2023, que acontece nesta terça-feira, (28), em Lucas do Rio Verde -MT.

SHOW SAFRA 2023

Considerada a maior e mais importante feira do agronegócio de Mato Grosso, o Show Safra atende toda a cadeia do agro (agricultura e pecuária), cultivo em larga escala e a Agricultura Familiar.

Além dos debates e discussões, 375 expositores de indústrias apresentam o que há de mais moderno em tecnologia, máquinas, implementos, insumos e automação para propriedades rurais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet