Olhar Agro & Negócios

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Liderança e Carreira

LIDERANÇA E CARREIRA

Como acelerar aquela promoção que você está esperando há tanto tempo...

Foto: Arquivo Pessoal

Como acelerar aquela promoção que você está esperando há tanto tempo...
Aquela promoção está custando demais a chegar?


Na semana passada falamos sobre mudança de carreira. Hoje quero abordar uma questão muito mais comum: a angústia de esperar por uma promoção que nunca chega.
 
Você já passou por isso?
 
Conversando com pessoas nessa situação, elas se queixam de que já têm um certo tempo em seu cargo, e acreditam que esse tempo justifica uma promoção. Mas ainda não foram promovidas. Ou notam que outras pessoas já foram promovidas com menos tempo de casa e não entendem por quê. Estão desapontadas e desconfiam de alguma forma de discriminação. Um caso mais raro foi o de uma moça que, em seu primeiro dia de trabalho, veio me perguntar preocupada sobre quando seria promovida.
 
Um pouco precoce?
 
Perguntar sobre promoção no primeiro dia de trabalho pode parecer fora de lugar. Afinal, a pessoa provavelmente estará no período de experiência (primeiros 90 dias), quando a empresa ainda está avaliando se ela realmente traz as habilidades e comportamentos adequados para a vaga em que está iniciando. Basicamente, a empresa nem tem certeza ainda que essa pessoa vai continuar em seu cargo depois do período de experiência.
 
Mas é uma ótima curiosidade, que se bem colocada e respondida com processos e princípios claros, vai prevenir muitos enganos comuns, principalmente entre os funcionários menos experientes. Quais são esses enganos?
 
É só uma questão de tempo. É frequente crer erroneamente que o tempo de serviço é o principal critério para promoções; que há um tempo de serviço pré-estabelecido para cada cargo, e quando a pessoa completa aquele tempo ela deve ser automaticamente promovida.
 
Geralmente o tempo de serviço é apenas um dos critérios utilizados para decidir se uma pessoa está pronta para avançar. As empresas costumam privilegiar a qualidade e os resultados do funcionário, e evidências de que já adquiriu habilidades e conhecimentos compatíveis com um cargo de mais responsabilidade. Além disso, as empresas vão também considerar as suas necessidades e o seu orçamento: Precisam de alguém em um cargo superior ou podem funcionar perfeitamente bem sem esse cargo? Seu orçamento contempla os fundos necessários para essa promoção?
 
O que eu faço no meu cargo atual é prova de posso passar para o próximo nível. É também um engano concluir que se uma pessoa está exercendo com competência a sua função atual, deve ser promovida para um cargo mais alto.
 
Em princípio, a hierarquia de funções em uma empresa reflete o nível de complexidade dessas funções. Quanto mais alto no organograma da empresa, mais difícil e complexo é um cargo, mais habilidades e conhecimentos são necessários, e mais responsabilidade é esperada da pessoa que ocupa a função.  
 
Antes de promover alguém, a empresa quer saber se a pessoa está desempenhando sua função atual com excelência, e também se já está demonstrando as competências necessárias para o próximo nível.
 
Faz sentido?
 
Vamos fazer uma experiência imaginária: Um cargo de gerente de vendas está aberto em sua equipe. Você está na função de analista há três anos, onde está saindo-se extremamente bem fazendo pesquisas de mercado, análise de dados e relatórios. A descrição do cargo de gerente diz que ele exige uma rede de contatos ampla dentro da clientela da sua empresa, conforto em vendas, manejo de um orçamento grande e complexo, manejo de fornecedores, e gerenciamento de equipes de vendas. Você estaria preparada para ser promovida para gerente de vendas?
 
Honestamente, não.
 
Mas é por isso que eu estou escrevendo este artigo hoje. Agora que você entende que promoção não é só questão de tempo, você pode tomar uma atitude proativa para estar pronta para aquela promoção quando a oportunidade chegar.
 
Como?
 
Você dirige. Você é a motorista da sua carreira. Ninguém melhor do que você para estar à frente da sua vida profissional.
 
Você pergunta. Informe-se bem sobre as políticas internas e processos de promoção da sua empresa.
 
Você aprende. Informe-se também sobre os cargos que lhe interessam. Busque a descrição dessas funções para entender quais são os conhecimentos e habilidades que você precisa desenvolver. Comece a fazer cursos e envolver-se em projetos na empresa que possam oferecer experiência nas áreas que você precisa para se preparar para um cargo mais alto.
 
Você pede. Peça a ajuda de seu RH e de sua supervisora direta. Explique que você tem interesse em aprender e crescer dentro da empresa e peça conselhos e apoio para conseguir isso. Peça feedback honesto de sua supervisora para que você possa identificar e corrigir falhas que possam comprometer sua carreira.
 
Você se cuida. Não se mate de trabalhar. Faça exercício regularmente, medite, escolha alimentos saudáveis, reduza drasticamente ou elimine o consumo de álcool, cuide de seus relacionamentos. Alinhe seu trabalho e sua vida particular com seus valores mais profundos. Isto não vai lhe garantir promoção, mas vai fortalecer sua saúde e aumentar sua satisfação geral. Além disso uma pessoa competente e ainda por cima com energia e bom astral é muito mais “promovível”.
 
Para fechar, voltemos àquela pergunta do primeiro dia.
 
Mencionei acima que uma vez uma nova funcionária me perguntou, em seu primeiro dia de trabalho, quando seria promovida. O assunto da pergunta era muito pertinente, mas não foi bem colocado. A questão não é quando, mas sim como. Como eu posso continuar aprendendo e crescendo nesta empresa? Esta é uma ótima pergunta que você pode fazer quando quiser, até mesmo antes de ser contratada, durante o período de entrevistas. Sucesso!
 
Na semana que vem: Você tem superpoderes? Passe por aqui para descobrir.

Beatriz Coningham é doutora em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela George Washington University em Washington, D.C., e presidente da empresa de consultoria Habilis Global.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet