Olhar Agro & Negócios

Domingo, 10 de dezembro de 2023

Notícias | Logística

MAIS DE 100 METROS DE EXTENSÃO

Governo está construindo 21 pontes de concreto em todas as regiões de Mato Grosso

Foto: Fiscalização/Sinfra-MT

Ponte sobre o Rio Arinos na MT-242

Ponte sobre o Rio Arinos na MT-242

O Governo de Mato Grosso está com 21 obras em andamento de pontes de concreto, com mais de 100 metros de extensão em todas as regiões do estado. São obras que irão eliminar pontes de madeira, substituir balsas e criar novos caminhos para o transporte de pessoas e de cargas no território estadual.

Leia mais:
Governo anuncia investimento de R$ 13 milhões para melhorias na Rodovia Transpantaneira

A maior ponte sendo construída no momento pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) tem 691 metros de extensão e atravessa o Rio Teles Pires, na MT-419, entre Novo Mundo e Carlinda. A ponte, que irá substituir uma balsa, está ainda na fase inicial das obras e deve ficar pronta em 2024.

Outra ponte de grande porte também está sendo construída sobre o Rio Teles Pires, só que na MT-325, entre Alta Floresta e a divisa com o Pará, substituindo outra balsa. Com 550 metros de extensão, 31% da obra já foi executada pela empresa contratada pela Sinfra-MT.

A terceira maior ponte em construção está localizada na região do Norte Araguaia, sobre o Rio Comandante Fontoura, na MT-430 que liga os municípios de São José do Xingu e Vila Rica. A ponte tem 300 metros de extensão e encontra-se com aproximadamente 25% de sua estrutura finalizada.

Em Aripuanã, uma ponte de madeira está sendo substituída por uma unidade de concreto com 240 metros de extensão, na MT-208. A obra já superou 50% de sua execução. 

Finalizando a lista de maiores pontes em construção está uma ponte de 240 metros sobre o Rio Arinos, na MT-242 que liga Itanhangá e Brasnorte. Importante rota para ligar o médio-norte com o Vale do Arinos, já foram executados cerca de 15% dos trabalhos.

“Estamos entregando pontes em todas as regiões de Mato Grosso, beneficiando a logística em grandes e pequenos municípios, eliminando as balsas e pontes de madeira, que são obstáculos para o desenvolvimento de Mato Grosso”, afirma o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.

Ponte sobre o Rio das Mortes - Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Pontes entregues

A Sinfra-MT já entregou mais de 100 pontes de concreto desde janeiro de 2019. Destas, 19 têm mais de 100 metros de extensão. A maior de todas elas fica na MT-326, entre Cocalinho e Nova Nazaré.

Além de finalmente garantir que Cocalinho seja ligada por via terrestre ao restante de Mato Grosso, a ponte de 483 metros representa uma revolução para a agricultura da região, já que Cocalinho tem grande produção de calcário. Antes da inauguração, os caminhões esperavam por até dois dias na fila para fazer a travessia por balsa.

A segunda maior ponte tem 305 metros de extensão e fica localizada sobre o Rio Arinos em Porto dos Gaúchos, na MT-220 e substituiu uma estrutura de madeira.

Na lista das maiores pontes já entregues também estão: uma com 244 metros sobre o Rio Arinos na MT-388, entre Nova Maringá e Tapurah, outra com 240 metros sobre o Rio Apiacás, na MT-206 entre Paranaíta e Apiacás e, por fim, a ponte sobre o Rio Vermelho na Avenida W11 em Rondonópolis, com 225 metros de extensão. (Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet