Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

MISSÃO COMPRADORES

Representantes de indústrias têxteis estrangeiras visitam fazendas e usinas de algodão em MT

Foto: Foto: Divulgação

Representantes de indústrias têxteis estrangeiras visitam fazendas e usinas de algodão em MT
A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) promoveu o evento “Missão Compradores 2022”, na última semana, no interior de Mato Grosso. Uma comitiva de representantes da indústria têxtil de países asiáticos e do México visitou as fazendas e usinas beneficiadoras de algodão para acompanhar de perto os processos de colheita e beneficiamento.

O “Missão Compradores 2022” tem como objetivo mostrar aos principais compradores da fibra do mundo, que a produção agrícola no estado atende a todos os critérios socioambientais, além de fomentar a compra do produto brasileiro, que tem Mato Grosso como o principal produtor. 

O grupo composto por 21 representantes de indústrias de Bangladesh, Coréia do Sul, Paquistão, Turquia, Vietnã e o México, visitou propriedades localizadas nos municípios de Campo Verde, Primavera do Leste e Sorriso. Pela primeira vez no Brasil, o paquistanês Adil Bashir, representante da Suraj Cotton Mills, se disse impressionado com o que viu. 

Bashir observa que o Paquistão consome um grande volume do algodão brasileiro, tanto que chegou a ser o segundo maior cliente do País. Adil pontua ainda que a parceria comercial, que já dura 15 anos, deve crescer ainda mais, após conhecerem as etapas realizadas nas fazendas e usinas algodoeiras para que o item chegue com qualidade no mercado externo.

“Depois de ver todos os melhoramentos que estão fazendo, acredito sim que, futuramente, nós vamos passar a comprar mais ainda. Ficamos impressionados também com as melhores práticas agrícolas e o cuidado com o meio ambiente. Depois dessa visita, vão me ouvir falar muito sobre a plantação e beneficiamento e acredito que isso vai incentivar sim mais pessoas a comprarem”, relata o paquistanês.

O presidente da Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Paulo Sérgio Aguiar, explica que o grupo que integrou esta edição da Missão Compradores representa as maiores indústrias de fiação do mundo e, juntos, têm um potencial de compra de 900 mil toneladas de algodão. Ou seja, mais da metade do que é exportado pelo Brasil, que se aproxima de 1.7 milhão ao ano.

“Vieram constatar realmente que a produção é responsável, como são as questões ambientais e outros procedimentos. E eles estão impressionados com tudo o que estão vendo. O trabalho na agricultura regional é feito de forma organizada, tanto que ela tem o selo ABR e está dentro dos critérios para produção responsável, tanto ambiental, quanto econômica e socialmente”, explica o presidente.

Para o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato, a visita ajuda a melhorar a imagem do setor e abre portas para maiores volumes de negociações. Ele ressalta também que os países da Ásia, juntos, compram cerca de 90% da produção nacional. Pontua ainda que a comitiva que veio da Turquia representa as três maiores indústrias daquele país que compram o produto nacional.

“É uma maneira de mostrar para o mundo que hoje estão constantemente comprando o nosso algodão, a qualidade, responsabilidade e a maneira profissional que os nossos produtores tratam a cotonicultura. Nós temos hoje uma posição muito importante no ranking mundial tanto na produção, quanto de exportação, mas percebemos que somos pouco conhecidos e existem muitos mitos”, considera Busato.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet