O Sindicato Rural de Cuiabá promove o Fórum das Cadeias Produtivas nesta semana. O evento começa nesta segunda-feira (04) e segue até o dia 07, no Centro de Evento da Acrimat, no Parque de Exposição de Cuiabá. A palestra de abertura será ministrada às 19h, pelo presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMRA), Ricardo Nicodemos.
Leia mais:
Expoagro sedia prova de hipismo em diferentes categorias para cavaleiros e amazonas
O evento atende a um dos objetivos da 54ª Expoagro, que é promover a troca de conhecimento e disseminar conteúdo qualificado sobre a agropecuária mato-grossense.
A programação diária inclui palestras sobre diversos temas. Na terça-feira (05), os assuntos debatidos abordarão logística e infraestrutura de escoamento, empreendedorismo e as ações realizadas pela gestão municipal da Capital com foco no desenvolvimento agropecuário de Cuiabá. O evento começa a partir das 16h.
De acordo com o diretor financeiro do Sindicato Rural de Cuiabá, Vicente Falcão, é a primeira vez que o Fórum dedicará um dia exclusivo para apresentar temas relacionados diretamente ao agro na Capital.
"Somos o estado campeão na produção agrícola no Brasil, com diversos municípios de destaque no cultivo de grãos, fibras e carne, mas não podemos deixar de olhar com atenção para Cuiabá, que concentra serviços, ações e projetos diretamente relacionados ao desenvolvimento agrícola do estado", ressalta Falcão.
Seguindo com a programação, o Fórum das Cadeias Produtivas traz ainda, no dia 06, a partir das 16h, o tema da 'Economia Verde'. Assuntos em alta no segmento do agronegócio, como carbono neutro, pagamento por serviços ambientais estarão em debate.
E fechando as palestras, no dia 07, também com início às 16h, o foco será a pecuária sustentável desenvolvida em Mato Grosso. "Nesse dia, o público poderá conhecer um pouco mais sobre importantes iniciativas que já estão sendo colocadas em prática pelo pecuarista do estado, como a linha de carnes produzida com selo verde e reconhecida pela Nelore do Brasil por práticas sustentáveis. Além, dos programas Bezerro Sustentável e Fazenda Pantaneira Sustentável", afirma o diretor financeiro do Sindicato Rural de Cuiabá, Vicente Falcão.
A participação nas palestras é totalmente gratuita e os interessados poderão se inscrever pelo link:
https://www.sympla.com.br/forum-das-cadeias-produtivas__1631189
O conteúdo do Fórum das Cadeias Produtivas será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Sindicato Rural de Cuiabá.
Confira a programação completa:
DIA 04/07 – SEGUNDA
19h -
Tema: Marketing Rural Fora da Porteira
Palestrante: Ricardo Nicodemos – ABMRA - Presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural. Diretor de planejamento da RV Mondel Comunicação, conselheiro do MarkEsalq-USP, mentor e criador do Movimento Todos a Uma Só Voz. Profissional de marketing e comunicação, com formação e especialização em planejamento estratégico.
DIA 05/07 - TERÇA
Tema: Logística e Desenvolvimento da Capital Agro
16h Palestra 01: Logística e infraestrutura de escoamento.
17h Palestra 02: Empreendedorismo e Fomento.
18h Palestra 03: Programa Agro da Gente.
19h Palestra 04: Energia, o ativo mais sensível para o desenvolvimento brasileiro: Perspectivas para a energia solar no Brasil. Palestrante: Anderson Lucas de Oliveira.
DIA 06/07 - QUARTA
Tema: Economia Verde
16h Palestra 01: Iniciativas voltadas à agricultura sustentável.
17h Palestra 02: Instituto Ação Verde.
18h Palestra 03: Carbono Neutro MT - Mauren Lazzaretti - Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
DIA 07/07 - QUINTA
Tema: Pecuária Sustentável de Mato Grosso
16h Palestra 01: Do pasto ao prato de uma carne sustentável - Palestrante: Marco Túlio – produtor rural/Grupo Celeiro Carnes Especiais.
17h Palestra 02: Reprodutor Nelore Pantaneiro - Palestrantes: Mario Roberto Candia de Figueiredo – Produtor Rural. Izabele Antunes Figueiredo Administradora Rural. Roberto Rocha Paixão – Médico Veterinário. Vicente Falcão – Assessor Ambiental.
18h Palestra 03: Programa Bezerro Sustentável e Programa Fazenda Sustentável – Palestrante: Amado Oliveira, economista e consultor da Acrimat.