Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

banido nos EUA e Europa

Suspeito de causar câncer, agrotóxico carbendazim é suspenso pelo Indea em MT

Foto: Associated Press

Suspeito de causar câncer, agrotóxico carbendazim é suspenso pelo Indea em MT
A Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal do Indea de Mato grosso emitiu manifestação técnica orientando a suspensão imediata da comercialização, distribuição e importação de produtos agrotóxicos que contenham o ingrediente ativo carbendazim em sua composição, a partir de 22 de junho de 2022, no território mato-grossense. A decisão cumpre determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Leia também:
Pai denuncia que filha de 15 anos teve 'nude' compartilhado por rede social em MT

O agrotóxico já foi banido na Europa e nos Estados Unidos por suspeita de causar câncer. De acordo com o Indea, a Anvisa determinou, na terça-feira (21), a suspensão cautelar da importação, fabricação, comercialização e distribuição do ingrediente ativo carbendazim, e produtos técnicos que contenham esse ingrediente ativo em todo o território nacional, enquanto aguarda a conclusão da reavaliação toxicológica do carbendazim.

"A suspensão cautelar tem por objetivo evitar que os agrotóxicos à base do carbendazim continuem disponíveis no mercado até a conclusão da reclassificação toxicológica, bem como estudos quanto aos riscos que o produto pode representar à saúde humana", afirma a coordenadora de Defesa Sanitária Vegetal, Silvana Amaral.

Ainda conforme o Indea, a medida cautelar não se aplica aos produtores rurais que já possuem esses produtos em sua posse. Porém, não devem ser efetuadas novas aquisições, pois a comercialização e distribuição estão suspensas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet