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Sábado, 02 de julho de 2022

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VALOR MÉDIO DE R$ 213

Pesquisa revela que 48% dos mato-grossenses pretendem fazer compras para o Dia dos Namorados

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Pesquisa revela que 48% dos mato-grossenses pretendem fazer compras para o Dia dos Namorados
Excelente oportunidade para os empresários investirem em suas lojas com promoções que possam atrair os consumidores, o Dia dos Namorados é uma data que contribui de forma significativa em diversas atividades da economia. Neste cenário, o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) realizou uma pesquisa com 360 pessoas em 32 municípios do estado, revelando que 48% dos mato-grossenses pretendem fazer compras na data que é celebrada no dia 12 de junho.

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O levantamento foi feito entre os dias 12 de maio e 1 de junho e destacou, ainda, que o valor médio gasto será de R$ 218,15 e que a maioria dos pagamentos (38%) serão no cartão de crédito.

O principal motivo dos que disseram que não realizarão compras (65%) foi porque não comemoram a data. A questão financeira foi o motivo de 27% dos entrevistados para não presentear e outros 6% explicaram que os preços altos impedem o consumo.

Já para os que realizarão compras, segundo o IPF-MT, 47% das pessoas comprarão roupas ou acessórios, 26% optarão por perfume ou cosméticos, 14% pretendem comprar chocolate, 3% joias ou relógios. Os que disseram que comprarão flores e os que afirmaram que vão se alimentar fora do domicílio, correspondem a 2% dos entrevistados.

Questionados sobre os valores previstos para os gastos no Dia dos Namorados, 29% dos entrevistados pretendem gastar R$100,00, seguidos dos 26% dos entrevistados que pretendem arcar com R$200,00, em seguida 14% dos respondentes pretendem gastar R$150,00 e 11% dos entrevistados pretendem gastar R$ 300,00. 

Em relação ao valor com presentes para o Dia dos Namorados no ano anterior, a pesquisa constatou que cerca de 53% dos entrevistados pretendem gastar o mesmo valor neste ano. 33% disseram que irão gastar mais do que foi gasto no ano passado e 14% pretendem gastar menos em relação a 2021.

As lojas de rua são a preferência da maioria dos entrevistados, somando 63%. Outros 18% dos respondentes buscarão consumir em shopping centers e 9% no e-commerce. Restaurantes e confeitarias correspondem a 3% e floriculturas 2%.  

Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a data contribui de forma significativa em diversas atividades da economia. “A data é uma excelente oportunidade para os empresários investirem em suas lojas, com promoções que possibilitam atrair os consumidores, fazendo com que o dinheiro circule no comércio e, consequentemente, com a economia no estado”, disse.

As cidades que participaram da pesquisa foram: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Cáceres, Barra do Garças, Juína, Juara, Pontes e Lacerda, Vila Rica, Alta Floresta, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Campo Verde, Tangará da Serra, Aripuanã, Jaciara, Água Boa, Canarana, São Félix do Araguaia, Comodoro, Mirassol D’Oeste, Peixoto de Azevedo, Colíder, Poconé, Nova Mutum, Diamantino, Arenápolis, Alto Araguaia, Nova Bandeirantes e Barra do Bugres.
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