Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

ESTUDO DA TOTVS

Apenas 38% dos varejistas brasileiros investem em tecnologia para gestão de armazenagem

Foto: Divulgação

Jonkel Magalhães, diretor – executivo da TOTVS Centro Norte

Jonkel Magalhães, diretor – executivo da TOTVS Centro Norte

Uma das maiores preocupações ou alvo de esforços dos varejistas brasileiros é a questão do armazenamento, no entanto, o setor ainda não explora tudo que a tecnologia oferece para apoiar esta frente. Isso é o que aponta o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística, pesquisa encomendada pela TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, e conduzida pela H2R Pesquisas Avançadas.

Leia mais:
TOTVS cria premiação para reconhecer cases de transformação digital de clientes pelo Brasil

O estudo mostra que 92% dos varejistas entrevistados possuem um setor voltado à gestão de armazenagem, mas apenas 38% tem um sistema de gestão para essa área da empresa. Outro ponto de atenção revelado pelo IPT é a baixa adoção de tecnologias voltadas à gestão de transporte: apenas 20% dos varejistas utilizam sistema de gestão de transporte (TMS).

“Impulsionado pela expansão do agronegócio, o varejo é o setor que mais cresce aqui em Mato Grosso, Rondônia e Acre. E isso tem exigido que os varejistas da nossa região estejam atentos às demandas geradas pelo mercado e às exigências dos clientes. Investir em soluções tecnológicas que otimizem o estoque e o tempo de entrega, gerando mais produtividade, é fundamental”, afirma Jonkel Magalhães, diretor – executivo da TOTVS Centro Norte.

Além disso, a pesquisa também mostrou que os varejistas já adotam soluções voltadas para otimização e roteirização logística (44%) e integração de rastreamento (39%), ainda que ambos os resultados estejam abaixo da média dos embarcadores entrevistados - 70% e 47%, respectivamente.

Quando questionados sobre os investimentos futuros para os próximos dois anos, destacam-se as soluções de gestão de custo logístico (36%), sistema check-list e gestão de armazenagem (ambos com 35%), as ferramentas de tracking/previsão de entrega (31%) e sistemas de coleta e entrega de mercadorias (30%).

O Grupo Sorpan é um exemplo de empresa do varejo que já investe em soluções tecnológicas para otimizar seus processos logísticos. O Grupo, que está finalizando a construção do seu centro de distribuição com mais de 10.000 m², disse estar totalmente atento às necessidades do mercado que atuam.
 
Novo Centro de Distribuição do Grupo SorpanNovo centro de distribuição do Grupo Sorpan

“Buscamos sempre atender as expectativas do mercado em que atuamos, melhorando constantemente os processos de logística. Agora, com a construção deste novo Centro de Distribuição, e com a ajuda das soluções tecnológicas da TOTVS em nossa jornada digital, estamos prontos para atender nossos clientes e distribuidores”, disse Luciano de Almeida, CEO do Grupo Sorpan e Presidente da Associação Mato-Grossense de Atacadistas e Distribuidores.  
 
O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística avalia o grau de aplicação e aproveitamento tecnológico tanto de prestadores de serviços logísticos, quanto de embarcadores - divididos entre indústrias, varejo, agronegócio e distribuidores. A pesquisa ouviu 740 empresas nacionais e multinacionais, com faturamento igual ou superior a R$5 milhões. Para acessar o estudo na íntegra, acesse: https://conteudo.totvs.com/paper-ipt-logistica
 
Luciano de Almeida CEO do Grupo Sorpan e Presidente da AMAD

Sobre a TOTVS

Líder absoluta em sistemas e plataformas para gestão de empresas, a TOTVS entrega produtividade para mais de 65 mil clientes por meio da digitalização dos negócios. Indo muito além do ERP, oferece serviços financeiros e soluções de business performance, investindo R$2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos para atender as exigências de 12 setores da economia. Como uma empresa originalmente brasileira, a TOTVS acredita no “Brasil que Faz” e apoia o crescimento e a sustentabilidade de milhares de negócios e empreendedores, de norte a sul do país, por meio de sua tecnologia. Para mais informações, acesse: www.totvs.com.br

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet