Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Geral

EM SÃO PAULO

Sema faz visita técnica ao Inpe para troca de informações sobre monitoramento do desmatamento

Foto: Assessoria

Sema faz visita técnica ao Inpe para troca de informações sobre monitoramento do desmatamento
Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) se reuniram com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Ministério Público do Estado (MPMT) para trocar informações e experiências acerca do monitoramento do desmatamento realizado por satélites por ambos os órgãos.

Leia também:
Elizeu e Dilmar batem boca após pedido de vista do projeto de peixamento do Manso; veja vídeo

A visita ocorreu no mesmo período da divulgação dos dados do sistema de alerta de desmatamento do Instituto Amazon, que apontou Mato Grosso como o estado que mais contribuiu com o desmatamento da floresta amazônica. No mês passado, foram derrubados 261 Km² de floresta nas regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste. Só em Mato Grosso, o desmatamento atingiu 73 Km² (28% do total).

Os números, no entanto, são divergentes das informações do Inpe, que são as oficiais do País. Conforme dados do Inpe/Deter, no último semestre, de agosto de 2021 a janeiro de 2022, a redução de alertas em MT foi de 22%, em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Durante dois dias de agenda em São Paulo (17 e 18 de fevereiro), a Sema apresentou o monitoramento feito em todo o território estadual por meio de satélites Planet de alta resolução, e análises recentes dos dados feitas pela equipe técnica do órgão. Em Mato Grosso, essas informações são utilizadas para aprimorar a fiscalização de crimes ambientais, a regularização ambiental dos imóveis rurais e o licenciamento ambiental. 

O Inpe  mostrou detalhes da concepção e metodologia da operação dos sistemas de monitoramento do desmatamento dos projetos de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) e Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter).

Novos encontros devem acontecer nos próximos meses com o objetivo de compartilhar informações das ações em campo dos órgãos envolvidos. 

"Firmamos o compromisso de realizar novas missões conjuntas para continuar o aprimoramento das ações de monitoramento e fiscalização. O envolvimento e integração de diversos órgãos é necessário para aprimorar o processo de monitoramento e combate ao desmatamento ilegal", avalia a secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti. 

Também participaram da agenda o secretário Executivo de Meio Ambiente, Alex Marega, o coordenador de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental, André Dias, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado, Marcelo Vacchiano, e a equipe técnica do projeto SatAlertas (Com Assessoria).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet