Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Energia

de forma distribuída

Cuiabá se torna a 1º cidade do Brasil a atingir 100 MW em geração de energia solar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Cuiabá se torna a 1º cidade do Brasil a atingir 100 MW em geração de energia solar
Cuiabá se tornou a primeira cidade a atingir a marca de 100 MW de potência solar instalada em residências, fachadas e em pequenos e médios terrenos do Brasil. A marca foi constatada a partir de dados apurados pelo Canal Solar com o apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Leia também:
Contrário à federação com PT, Max Russi nega saída do partido e conversas com PSDB

De acordo com a assessoria da Canal Solar, a capital mato-grossense acumula mais de 9,45 mil Unidades Consumidoras (UCs) recebendo créditos e pouco mais de 9 mil usinas fotovoltaicas em operação.

Com mais de dois terços das usinas (7,62 mil) e mais da metade de toda a potência instalada no município (55 MW), os sistemas residenciais são os de maior predominância entre as classes de consumo. Na sequência, aparecem os sistemas em comércios (24,5 MW) e indústrias (15,8 MW), respectivamente.

De acordo com Thiago Trindade, empreendedor do setor de energia solar na região, Cuiabá é uma cidade que consome muita energia por conta das temperaturas elevadas em quase todos os meses do ano. 

“Isso faz com que a necessidade de ter um sistema de energia solar em casa se torne muito atrativo, pelos benefícios econômicos. Hoje, uma residência familiar comum, com 4 pessoas, consome tranquilamente de 700 a 800 kwh/mês. Já uma empresa climatizada, para proporcionar um mínimo de conforto para seus clientes, consomem de 3 mil a 4 mil kwh/mês, se não for um espaço muito grande”, explicou.  

Tiago Vianna de Arruda, coordenador estadual de Mato Grosso pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), por sua vez, acredita que a adesão à energia solar também tem relação direta com o agronegócio regional.

“O fato de a concessão englobar todo o Mato Grosso, muitas empresas do agro têm concentrado seus geradores em Cuiabá, fazendo uso da energia através do autoconsumo remoto e também visando operação e manutenção concentrada. Isso tudo gera um custo menor e consequentemente traz ainda mais atratividade financeira para os investimentos (em solar)”, destacou.

Energia solar em MT

Atualmente, o Estado de Mato Grosso está em 4° lugar no ranking de geração de energia solar distribuída no país, com 497 MW de potência instalada, ficando atrás apenas de Minas Gerais (1.479 MW), São Paulo (1.079 MW) e Rio Grande do Sul (1.011 MW).

Entre os anos de 2020 e 2021, a Energisa, empresa responsável pela distribuição de energia no estado mato-grossense, registrou um aumento de mais de 200% nos pedidos para análises de projetos para a inclusão de geração solar na rede de distribuição, o que revela um aumento no interesse dos consumidores pela fonte fotovoltaica na região.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet