Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Confira alternativa

Aprosoja recomenda que produtores diminuam uso de fertilizantes diante da alta de preços no mercado

Foto: Reprodução

Aprosoja recomenda que produtores diminuam uso de fertilizantes diante da alta de preços no mercado
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) disse que os agricultores do estado devem diminuir o uso de fertilizantes devido à alta de preços no mercado. A recomendação foi feita por Fernando Cadore, presidente da entidade, que enfatizou não haver necessidade de pressa para a compra do adubo. 

Leia também:
JBS tem 119 vagas abertas em nova cidades de Mato Grosso

“Não precisa ter pressa para pagar caro. Os preços de fertilizantes mais que dobraram no mercado. Essa é uma decisão pessoal de cada produtor, mas ele não pode pagar esse preço”, destacou Cadore. 

A Aprosoja-MT ainda ressaltou que com a alta dos preços e a falta de insumos na safra 2022/2023 o produtor rural deve buscar uma consultoria agronômica e fazer uso racional de fertilizantes, usando, por exemplo, a reserva de solo.

“Use menos adubo. Utilize sua reserva de solo e otimize a viabilidade da safra. Procure a orientação do seu agrônomo, avalie os nutrientes que seu solo possui e se for possível plante sem adubar, utilizando apenas a reserva de solo”, destacou o presidente.

De acordo com a assessoria da associação, além dos fertilizantes, o preço de muitos outros itens utilizados na lavoura subiu. É o caso dos maquinários, combustível e matéria prima. Por isso a recomendação é evitar comprar sem necessidade para poder diminuir os custos.

“Não é hora de comprar maquinários e fazer dívidas. Os preços estão cada vez mais altos e a aquisição sem necessidade pode causar endividamento do produtor.”, disse Cadore

Fernando ainda pontuou que se for preciso o produtor tem que plantar sem fertilizantes. “Se possível, o produtor deve fazer o uso zero de adubos, para melhor a viabilidade da lavoura e se manter na atividade.”

CTECNO

O produtor pode consultar a Aprosoja-MT para analisar estudos de viabilidade realizados no Centro Tecnológico Parecis (CTECNO), onde os fatores testados são o uso racional dos adubos e também a redução da adubação em tempos de crise para não prejudicar a renda do produtor.

“Estamos há anos pesquisando no CTECNO Parecis a viabilidade da diminuição do uso de fertilizantes em tempo de crises. É melhor produzir menos e fechar a safra no lucro, do que adquirir insumos com preços muito elevados e no final ficar no prejuízo.”

Reserva de Solo

A reserva ou poupança no solo é quando a lavoura retém nutrientes aplicados de outras safras. O produtor, ao longo do tempo, aplica os insumos projetando uma produção mais alta, fazendo com que permaneça no solo uma quantidade de nutrientes. Outro fator que auxilia na manutenção da adubação no solo é o plantio direto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet