Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

RECURSOS HÍDRICOS

Evento online discute implantação de Agências de Águas em Mato Grosso

Foto: Tchélo Figueiredo - Secom/MT

Evento online discute implantação de Agências de Águas em Mato Grosso
O Fórum Estadual de Comitês de Bacias Hidrográfica de Mato Grosso (FECBH) promove o webinar "Cobrança de Água e Sustentabilidade das Agências de Águas” no dia 31 de agosto, às 14h. O evento online irá abordar os aspectos legais desta nova medida e a experiência de outros estados frente ao tema ligado à gestão dos recursos hídricos. A videoconferência será transmitida no canal Portal CBHs MT no YouTube.

Leia mais: 
Com R$ 2,4 bilhões em investimentos no Brasil, Amaggi projeta faturamento na ordem de R$ 44,2 bi para 2021


Participam do evento o economista e membro da Coordenação de Sustentabilidade Financeira e Cobrança da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Marco Antônio Mota Amorim e o engenheiro sanitarista, Analista de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), Eliel Alves Ferreira.

Com a atualização da Política Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso, em 2020, mudanças impactaram diretamente a ação dos CBHs. Uma delas é a recriação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, o FEHIDRO, e a possibilidade de funcionamento das Agências de Águas.

De acordo com o analista de meio ambiente Eliel, que também atua como Coordenador Geral do FECBH, o tema é considerado de extrema importância para a gestão das águas no estado. “É um tema urgente e necessário para gestão dos recursos hídricos no estado de Mato Grosso. Esse instrumento pode viabilizar a criação de agências de águas para atuarem como um braço executivo dos Comitês de Bacias Hidrográficas em projetos, obras, controle, monitoramento e sustentabilidade da gestão”, afirmou.

Ainda de acordo com o engenheiro sanitarista, discutir o assunto é falar sobre uma das principais bases de gestão em todo o país. “O conhecimento e a viabilidade deste instrumento impactam diretamente o trabalho dos Comitês, pois pode significar a sustentabilidade financeira e sobrevivência destes colegiados”, finalizou.

O encontro é gratuito e os participantes poderão garantir a certificação de participação mediante ao preenchimento de um formulário disponibilizado durante a ação. Para realização do webinar, o FECBH conta com o apoio da Gerência de Fomento e Apoio a Comitês de Bacias Hidrográficas da Sema.

Serviço: Webinar - "Cobrança de Água e Sustentabilidade das Agências de Águas”

Data: 31 de agosto
Horário: 14h (horário de Cuiabá)
Local: Canal do Portal CBHs MT
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet