Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Notícias / Agronegócio

CPI da renúncia fiscal

Presidente do IMEA apresenta queda na produção de soja e algodão; Comissão investigará frigoríficos

Da Redação - Isabela Mercuri

17 Ago 2021 - 11:42

Foto: Ronaldo Mazza / ALMT

Presidente do IMEA apresenta queda na produção de soja e algodão; Comissão investigará frigoríficos
O presidente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca, participou nesta segunda-feira (16) de uma oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Renúncia Fiscal, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Ele informou que, neste ano, houve redução na produção de soja e algodão em Mato Grosso por conta das mudanças climáticas e da diminuição da área plantada.

Leia também:
Presidente do DAE diz que tempo seco leva a mais consumo de água: ‘estamos distribuindo o que tem’

“Apresentou números ruins, queda na área plantada de soja e também na produtividade. Também no algodão. Vamos ter uma redução na área plantada e no volume da safra, devido à questão climática e também da produtividade”, afirmou o membro da Comissão, deputado estadual Wilson Santos (PSDB).

Além da produtividade, houve ainda queda de 25% no preço do algodão e de 10% no preço da soja. Apesar disso, Wilson afirmou que a queda não interfere na arrecadação do Estado. “Não interfere, porque o Estado tem compensado essas perdas de outras formas, a própria União tem repassado recursos, a arrecadação com ICMS aumentou bastante, não vejo nenhum risco, tanto é que a proposta de orçamento chega a quase R$ 25 bilhões”, explicou.

A partir de agora, a comissão aguarda pelo relatório do deputado Nininho (PSD) sobre a mineração, e o deputado Alla Kardec (PDT) assumiu a relatoria e irá avançar nas oitivas a respeito do setor de frigoríficos.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet