Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

SUSTENTABILIDADE

Guia de melhores práticas pecuárias da planície pantaneira será lançado para auxiliar produtores de gado do Pantanal

Foto: Reprodução

Guia de melhores práticas pecuárias da planície pantaneira será lançado para auxiliar produtores de gado do Pantanal
Guia de melhores práticas pecuárias da planície pantaneira, elaborado pela Embrapa Pantanal, WWF Brasil e Wetlands Internacional tem objetivo de apresentar de forma didática como o pecuarista do pantanal pode atuar em um sistema diferenciado de produção, que se relaciona com o ‘mundo novo da sustentabilidade’. O material será lançado na terça-feira, 27 de julho.

Leia mais: MPE pede que loteamento no Coxipó do Ouro seja embargado e cobra indenização de meio milhão
 
O conteúdo indica possibilidades para conhecer e melhorar as práticas do produtor de gado na Planície Pantaneira. Fruto de parcerias e apoios, o material foi produzido por vários autores com experiências e estudos sobre a temática sustentável e produtiva.  
 
 
"Um dos focos de atuação da Embrapa Pantanal é o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para a pecuária sustentável. E esse guia vem de encontro ao cumprimento da nossa agenda de prioridades, ao disponibilizar informações e tecnologias de maneira acessível aos produtores pantaneiros e técnicos", segundo a pesquisadora e Chefe-Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Catia Urbanetz.
 
Visando auxiliar produtores pantaneiros, o guia contém instrumentos de conhecimento, boa práticas agropecuárias e tecnológicas. “Acreditamos que este instrumento servirá como importante ferramenta para que o produtor possa inovar em meio às tantas tecnologias e boas práticas desenvolvidas pela Embrapa Pantanal e seus parceiros”, concluiu o chefe-adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa, Thiago Coppola.
 
O material traz, por exemplo, a visão holística das pastagens, com a explicação sobre o que é necessário fazer em caso de necessidade de limpeza da pastagem ou uso de queima prescrita. Transcorre ainda sobre os instrumentos econômicos de política ambiental existentes, mas que nem todo produtor conhece. Consumo de água, tratamento de resíduos, destinação dos resíduos sólidos são alguns dos temas de impacto ambiental que também são abordados.
 
Mas, o guia vai além, abordando plano de manejo (para o rebanho), plano de gestão (para a propriedade como um todo) e até sucessão familiar (considerando que boa parte dos pecuaristas pantaneiros são empreendedores familiares).
 
O guia contou ainda com o apoio de instituições parceiras: Centro de Pesquisa do Pantanal; Fundação Panthera Brasil; Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola; Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul; Instituto Homem Pantaneiro; Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal; Instituto Nacional de Ciência Tecnologia em Áreas Úmidas; Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul.
 
Na terça-feira, 27/07, às 16h (horário do MS/MT, 17h no horário de Brasília), será realizado um evento virtual de lançamento do guia, aberto ao público geral, que pode ser acompanhado no link: https://youtu.be/L0-Vab8iHMQ 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet