Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Vício da maconha na adolescência: causas e efeitos colaterais

Foto: WebFoco

Vício da maconha na adolescência: causas e efeitos colaterais

Vício da maconha na adolescência: causas e efeitos colaterais

A primeira exposição às drogas ocorre principalmente na juventude. Isto é porque este é um período em que as alterações relacionadas com a condição psicológica dos adolescentes ocorrem. A condição psicológica dos adolescentes torna-os mais vulneráveis ​​e podem, portanto, ser considerados como um grupo de risco às drogas, e são o público que mais acabam em clínicas de recuperação..

O consumo de drogas lícitas e ilícitas é causado por uma variedade de fatores, incluindo os relacionamentos com amigos e familiares, e falta de autoconsciência, ansiedade, depressão, etc. Além desses fatores, também é importante entender de onde vem o interesse pelo uso de drogas, pois com o apoio dos pais, os jovens muitas vezes têm seus próprios motivos para usá-las ou pela primeira vez em casa.

O uso de drogas na adolescência é algo infelizmente constante, usando em festas, entre amigos após a escola e entre familiares até, e a maconha é uma das drogas mais utilizadas e conhecidas por esse público juvenil, que entram em dependência química sem nem perceber, prejudicando sua saúde e bem-estar.

A maconha causa dependência?

O uso da maconha com frequência entre os adolescentes chega a causar a dependência, e desencadear a vontade de experimentar outras drogas ilícitas, levando as pessoas ao “fundo do poço” sem que elas percebam.

No caso da maconha, os adolescentes costumam usar para ficarem relaxados, terem alucinações, e geralmente partilhar com colegas em festas e em encontros após a escola ou faculdade. E, com o passar dos tempos, o usuário passa a querer o tempo todo a droga, fazendo até mesmo com que seu convívio social seja prejudicado.

Com isso, muitos familiares e amigos ao perceberem a dependência química do usuário, passam a solicitar a internação involuntária, já que por se tratar de adolescentes, a maioria não aceita quando alguém próximo diz que precisa de tratamentos e ajuda profissional.

Efeitos agudos da maconha entre os jovens

Além do déficit de atenção, que é muito falado entre profissionais da saúde, e até mesmo em algumas escolas, que a maconha causa entre os jovens, prejudicando-os nos estudos, saúde e convívio social, a maconha é uma das drogas que causam intoxicação no organismo do usuário de forma mais branda.

Não há relatos de mortes para quem utiliza somente a maconha, porém na maioria das vezes, são encontrados níveis de THC sanguíneos, que podem causar uma overdose.

Efeitos da maconha na pressão arterial dos jovens

A maconha, mesmo que cause relaxamento por atingir os vasos sanguíneos, até mesmo nos adolescentes que possuem uma saúde mais forte, a maconha prejudica muito a pressão arterial, liberando mais adrenalina, e em momentos de abstinência, deixando os jovens agressivos e estressados.

Por isso, que por mais que seja difícil, internar um adolescente que está viciado na macinha é a melhor opção, pois em uma clínica de recuperação, tem o tratamento para dependentes químicos correto, e os medicamentos e sessões psicológicas necessárias para cada caso também. Fazendo assim, com que a qualidade de vida desse jovem seja renovada, e que ele tenha uma juventude normal regenerada.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet