Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Notícias / Geral

Infestação de gafanhotos devasta árvores em propriedades no Lago do Manso; fotos e vídeos

Da Redação - Wesley Santiago

01 Set 2020 - 16:15

Foto: Do Internauta

Infestação de gafanhotos devasta árvores em propriedades no Lago do Manso;   fotos e vídeos
A infestação de gafanhotos não é exclusividade de alguns bairros de Cuiabá. Agora, donos de propriedades no Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães, também relataram à reportagem que o problema também é comum por lá. O pior, é que desde maio os insetos começaram a aparecer e quatro meses depois ainda continuam por lá, em grande quantidade.

Leia mais:
Gafanhotos infestam cajueiros e mangueiras e prejudicam produção de doces em MT; Vídeo!
 
Dono de uma das propriedades no Manso, Felipe Cruz, relatou que os insetos começaram a aparecer em grande quantidade no mês de maio. “Eles começaram a destruir as árvores frutíferas (mangueiras, cajueiros e coqueiros). Já informamos as autoridades de controle e fomos orientados a aguardar”.

 

Segundo Felipe, as autoridades disseram que a infestação passaria com o tempo, o que não aconteceu. Há tempos ele e os vizinhos tentam conter a infestação. Foram aplicados venenos, mas os gafanhotos só aumentam.
 
Durante o dia, é possível ver uma grande quantidade deles mortos. Mas é só balançar algum galho de árvore para ver as centenas de insetos voando pela região.

 

Cuiabá
 
Uma infestação de gafanhotos tem preocupado os moradores do bairro Quintas do Bandeira, em Cuiabá. Um vídeo feito pela presidente da Associação de Moradores, Josefina de Almeida, mostra os animais em uma árvore. Segundo ela, a “nuvem” prejudicou a produção de frutos que são a matéria prima para os doces da região.
 
As imagens foram feitas em um local próximo à MT 402, na estrada da Votorantim, na última quinta-feira (27). “Eles estão ‘torando’ os cajueiros, mangueiras, as horas. O pessoal até passa veneno, mas quando morre um, chegam outros”, lamentou a presidente.


  
“A gente está com medo porque aquela região onde eu moro o pessoal vive de doce. É época de caju, manga, e faz muito doce. Esse ano não tem! Estão acabando com tudo! Inclusive na minha chácara o cajueiro está torado”, explica Josefina. Segundo ela, o gafanhoto come as folhas e frutos, e as árvores ficam improdutivas.
 
Segundo a Fiocruz, o gafanhoto é a pior praga da agricultura brasileira. Ele só anda em bando, e “é capaz de comer o correspondente a seu peso por dia. Se alimentam desde gramíneas e pastagens até roupas e móveis”. Recentemente, uma nuvem de gafanhotos assustou a Argentina e o Uruguai, e chegou a se aproximar do Brasil.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet