Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Notícias / Geral

Sebrae cria consultoria voltada a ajudar empresários na pandemia

Da Redação - Fabiana Mendes

26 Ago 2020 - 16:10

Foto: Sebrae/MT

Sebrae cria consultoria voltada a ajudar empresários na pandemia
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) realiza um trabalho intenso para ajudar os empresários a superar as dificuldades, seguir em frente e prosperar, diante da pandemia do coronavírus.

Leia mais:
Empresa oferece pagamento de qualquer boleto em até 12x no cartão de crédito

A cada dia, o empresário, independente do porte da empresa, se vê diante de um novo desafio a ser vencido e, para cada um deles o Sebrae tem uma solução diferente. Uma dessas iniciativas são as consultorias. O consultor enxerga o problema como um todo e tem uma visão mais técnica.
 
Segundo informações da assessoria de imprensa, elas são pensadas e criadas para ajudar os empresários a enfrentar os desafios de forma mais segura. Elas se ajustam a empresas de qualquer segmento e porte, da cidade ou do campo, iniciantes ou já com anos de mercado.  
 
#VamosJuntos
 
As consultorias #VamosJuntos foram formatadas especialmente para esse momento e trabalham temas fundamentais para o bom desempenho de qualquer empresa, dos setores de comércio, serviços, indústria, agronegócio.



Num primeiro momento, o Sebrae criou consultorias gratuitas de 6 horas para oferecer apoio emergencial aos empreendedores e empresários de pequenos negócios. Trata-se de uma solução acessível, com soluções rápidas, práticas, de implantação imediata, além de ser flexível e totalmente digital.

Contudo, para os empresários que precisam de um atendimento mais aprofundado e de soluções mais específicas para o seu negócio foram criadas jornadas com valores subsidiados com trilhas maiores, de 32h, 64h ou personalizada, podendo ser exclusivamente on-line ou na modalidade híbrida (on-line e presencial).

Agora, além da opção gratuita, o cliente passa a contar também com as soluções com valores subsidiados #VamosJuntos Realizar (32 horas e até 2 temas); #VamosJuntos Transformar (64 horas com 2 ou 3 temas) e #VamosJuntos Reinventar (soluções sob medida com técnicas e métodos adaptados à realidade da empresa).
 
Temas essenciais

Os conteúdos das consultorias abordam nove temas da maior relevância para as empresas e produtores rurais e alguns essenciais para esse momento que estamos vivendo. São eles gestão financeira, planejamento, mercado (vendas), práticas sustentáveis (licenciamento sanitário ou ambiental), pessoas (estrutura organizacional, descrição de funções, trabalho em equipe e liderança), biossegurança (boas práticas higiênico-sanitárias e cuidados contra a covid-19), marketing digital, gestão da propriedade rural e manejo produtivo no campo (boas práticas de produção) - as duas últimas são específicas e direcionadas a produtores rurais. O empresário pode escolher de acordo com suas necessidades.

Um dos temas mais procurados em sido marketing digital, ferramenta necessária no isolamento social em que a internet se tornou a principal via de comunicação entre as pessoas, de compras, de contratação de serviços. Se a presença na internet já era importante antes, agora é essencial, para muitos uma questão de sobrevivência.

Com foco na reabertura física das empresas, a consultoria de biossegurança aponta medidas para minimizar os riscos de transmissão e contágio do novo coronavírus. Já a de gestão financeira visa reduzir despesas e fortalecer o caixa. Como as vendas também são um ponto de preocupação dos empresários, a consultoria mercado trabalha formas para vender para clientes que estão com receio de comprar nesse momento de tantas incertezas.

Áreas de atuação da consultoria:
1. Gestão Financeira
2. Planejamento
3. Mercado (vendas)
4. Práticas sustentáveis (licenciamento sanitário ou ambiental)
5. Pessoas (estrutura organizacional, descrição de funções, trabalho em equipe e liderança)
6. Biossegurança (boas práticas higiênico-sanitárias e cuidados contra a Covid-19)
7. Marketing digital
8. Gestão da Propriedade Rural
9. Manejo Produtivo no Campo (Boas Práticas de Produção)
 
Consultores e clientes
 
São diversos consultores especialistas prontos para atender de imediato, sob coordenação dos analistas do Sebrae.

A gestora do projeto, Valéria Pires, destaca que esse é um momento crucial para a vida e sobrevivência das empresas. “Uma consultoria especializada pode evitar que o problema se agrave e, em alguns casos, até que a empresa feche. Esse é o momento”, alerta, acrescentando que estamos vivendo um momento em que tudo é muito novo e as empresas precisam se adequar o tempo todo.

Valéria Pires, gestora do projeto do Sebrae. 

Carlos Eduardo Souza, diretor comercial da agência de publicidade É Mais Comunicação, há 11 anos no mercado, fez a consultoria gratuita e agora está seguindo na trilha mais completa.
 
“Achei as consultorias gratuitas uma sacada muito legal do Sebrae, elas são uma oportunidade inclusive para os pequenos empresários, dão um norte a ser seguido”.

Segundo ele, mesmo estando no início da consultoria #VamosJuntos Realizar, está sendo muito válido. “A pandemia tornou as tomadas de decisões mais urgentes e necessárias até mesmo para a sobrevivência de muitas empresas”.
 
Ele fez opção pelos temas: financeiro e planejamento, no formato 100% on-line. Para ele, a modalidade virtual não perde em nada para a presencial. Além disso, é uma oportunidade para quem não dispõe de muito tempo. “Não tem desculpa para não fazer”, constata.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet