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Sábado, 31 de outubro de 2020

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Governo do Estado quer privatizar 512 km de rodovias em MT; investimento de R$ 1,4 bi

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

29 Mai 2020 - 17:55

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Marcelo Oliveira é secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra)

Marcelo Oliveira é secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra)

O Governo do Estado pretende transferir 512 quilômetros em trechos de pelo menos seis rodovias para a iniciativa privada por meio de concessões, anunciou a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), que estima um investimento de R$ 1,4 bilhão nas estradas.

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Nesta semana, estudos de viabilidade técnica prevendo a concessão nas rodovias MT-130, MT-246, MT-343, MT-358 e MT-480, além da MT-220, por um prazo de 30 anos para cada um dos lotes foram apresentados em audiência pública a população.

Estão previstas as concessões de 140,6 quilômetros da MT-130, no trecho de Primavera do Leste a Paranatinga, das rodovias MT-246, MT-343, MT-358 e MT-480, nos trechos de Jangada a Itanorte, totalizando 233,2 quilômetros, além de 138,4 quilômetros da MT-220, no trecho entre Tabaporã e Sinop.

Conforme o secretário Marcelo Oliveira, a iniciativa privada tem potencial para fazer o investimento e a manutenção, garantindo o escoamento da produção agrícola e transporte de proteína animal e plantas de etanol, além de contar com grande fluxo de veículos, garantindo economia ao Estado, que segundo ele, não consegue atender sozinho as demandas de manutenção e restauração das rodovias e, ao mesmo tempo, avançar  com novas obras.

“Precisamos gastar energia para aplicar recursos em novas obras,  ir  atrás de recursos nacionais e internacionais para que possamos diminuir o custo da logística do Estado, o custo do direito de ir e vir, da saúde, da educação, pois é nessas estradas estaduais e vicinais que transitam a produção, os insumos, os ônibus intermunicipais, as vans e ônibus escolares, as ambulâncias”, disse o secretário.

Alguns dos municípios que ainda vivem nesta realidade são Rondolândia, Aripuanã, Colniza, Juruena, Apiacás, São José do Xingu, Canabrava do Norte, Vila Rica, Luciara, São Feliz do Araguaia, Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia, Gaúcha do Norte, Novo Santo Antônio,  Castanheira e Nova Maringá, por exemplo.

Ainda conforme o secretário, a concessão das rodovias é a forma mais inteligente para pensar o Estado de Mato Grosso como um todo, para que nos próximos anos a realidade logística seja outra, com mais estradas pavimentadas do que não-pavimentadas. Para isso, a Sinfra está contratando  projetos de 1 mil quilômetros de novas pavimentações  e 800 quilômetros de restauro e revitalização das rodovias estaduais.

“Temos que pensar no Estado como um todo e não somente na gente. Seria bem cômodo para o gestor pensar só nos quilômetros de estrada pavimentadas que já tem e que vai manter. E o restante? E aquelas cidades no meio do mato, que estão distantes de Cuiabá, distantes das rodovias estruturantes? Precisamos estruturar o Estado e é para isso que a Sinfra trabalha. Queremos cuidar do Estado como um todo”, afirmou o secretário.

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