Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

​MERCADO DURANTE PANDEMIA

Levantamento aponta efeitos de pandemia de coronavírus em relações comerciais do Brasil

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Levantamento aponta efeitos de pandemia de coronavírus em relações comerciais do Brasil
Um estudo realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea) e sindicatos rurais, analisou os reflexos da pandemia de coronavírus nas relações comerciais do Brasil. Em alguns países da europa a importação de produtos brasileiros pode ser prejudicada, enquanto em outros, como Austrália e Vietnã, a pandemia pode acabar melhorando o cenário.

Leia mais:
Boletim ilustra queda drástica nas exportações de carne e frango do Brasil para a China; veja gráficos

De acordo com a avaliação feita pela CNA, na União Européia, como um todo, estão sendo abertas excessões para países exportadores que não utilizam o sistema TRACES, como o Brasil. Para estes está sendo permitinda o envio dos certificados originais escaneados.

Em alguns países pontuais da Europa o Brasil pode ter sua relação comercial prejudicada pelo coronavírus. Os Países Baixos têm evitado adotar ações que possam prejudicar seu papel de “hub” logístico e empresarial europeu. No entanto, a redução prevista da atividade econômica poderá prejudicar, mesmo que indiretamente, a atividade de importadores e distribuidores de produtos exportados pelo Brasil para o país.

A França não adotou nenhuma medida oficial que implica na restrição direta e indireta a importações, do Brasil ou de qualquer outro país. Porém, com uma menor demanda por produtos frescos, devido ao aumento no consumo de produtos não perecíveis, é possível que venha a ocorrer diminuição e importação desses itens.

Em Portugal, as providências tomadas não se aplicam, diretamente, a restrições de circulação internacional de mercadorias. Contudo, a inibição da atividade econômica local, terá inevitável impacto sobre a demanda por produtos importados em geral. Similaro ao que deve acontecer na Grécia, que o fechamento dos bares, restaurantes e cafés deve impactar a demanda local de algumas mercadorias e a redução das atividades de importadores e distribuidores de produtos brasileiros.

Outros países onde podem haver prejuízo das relações comerciais com o Brasil são o Reino Unido, a Índia e a Arábia Saudita. No Reino Unido o atual cenário de redução de voos internacionais para o Reino Unido poderá afetar a malha de distribuição de frutas frescas brasileiras e na Índia a redução da atividade industrial pode diminuir a demanda de matérias primas agrícolas que o Brasil exporta para o país. As restrições do governo saudita podem prejudicar as exportações brasileiras de carne de aves.

Já em outros locais a CNA não avaliou prejuízos. A Alemanha, por exemplo, não adotou nem anunciou, até o momento, nenhuma medida oficial que possa afetar o comércio exterior do país de forma geral ou, em particular, com o Brasil. Embora não haja nenhum registro estatístico oficial, a percepção local é de que há um risco mínimo quanto às exportações do agronegócio brasileiro para o país.

Na Tailândia, em Singapura e em Israel, também não há, até o momento, nenhuma medida que possa impactar diretamente o comércio de produtos brasileiros exportados para estas localidades, conforma avaliação da CNA.

Já em países como o Vietnã e Austrália a pandemia pode acabar trazendo resultados positivos para as relações comerciais. No Vietnã o governo avalia a possibilidade de ampliar as importações, caso os preços não se normalizem, o que pode significar um aumento das exportações brasileiras.

Já na Austrália os efeitos econômicos da pandemia do Covid-19 indicam a queda na capacidade produtiva (área plantada, tamanho do rebanho) em alguns setores. Dificuldades pontuais de certos setores, como a viticultura e mesmo a pecuária de corte, podem ocasionar oportunidades para produtores brasileiros em alguns mercados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet