Olhar Agro & Negócios

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

METAS DO SETOR

Nova diretoria da Ampa toma posse com foco na inovação tecnológica para o algodão

A nova diretoria da Associação de Produtores de Algodão de Mato Grosso (Ampa), que comandará a entidade pelos próximos dois anos, foi empossada nesta quinta-feira à noite. A presidência passa a ser ocupada por Milton Garbugio, produtor na região de Campo Verde (130 km de Cuiabá), em substituição a Carlos Augustin.


Ao todo, nove agricultores compõem a chapa eleita ainda em 8 de novembro. De acordo com o presidente eleito, uma das metas da nova gestão é a otimizar o braço tecnológico da entidade, o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA), além da busca de melhores políticas agrícolas aos produtores.

"Desde 1997 cada diretoria vem dando continuidade aos trabalhos das gestões anteriores. Então temos tarefas a cumprir, na verdade. Uma delas é melhorar os incentivos fiscais. Outra questão que vamos trabalhar é com a parte tecnológica. Atualmente temos a melhor estrutura de pesquisas para o algodão e a nossa pretenção é estruturar ainda mais as o IMA", declarou, ao Agrodebate, Milton Gaburgio.

Os novos dirigentes assumem a Ampa em um momento importante para os produtores. A entidade completou 15 anos em setembro. Atrelado a isso, o estado ainda se consolidou na safra 2011/12 como o maior produtor de algodão do Brasil e alcançou a terceira colocação mundial em exportação, com o recorde de 1,043 milhão de toneladas enviadas ao exterior.

Mas as projeções para a próxima temporada são de baixa, com quedas esperadas em área, produtividade e também produção. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e a Ampa, a produção do estado deve reduzir em aproximadamente 38%, passando de 1,08 milhão de toneladas para 676 mil toneladas.

Já a produtividade passar de 3,8 kg por hectare para 3,4 kg/hectare. Para a área, projeta-se um recuo de 31%, variando de 722,5 mil hectares para 498 mil hectares na temporada 2012/13. Atualmente, Mato Grosso responde por 50% da produção nacional.

Entre as ações projetadas para 2013 está a realização do Congresso Nacional do Algodão. "Até o meio do próximo ano será inaugurada a nova sede da Ampa e da Associação de Produtores de Soja e Milho do estado (Aprosoja/MT) que está em fase de conclusão. E também a realizaremos o Congresso Nacional do Algodão, que seria em Cuiabá, mas devido as obras de mobilidade urbana preferimos transferir para Brasília", destacou Milton Gaburgio.

O novo presidente

Milton Garbugio, o presidente eleito da AMPA e do IMAmt, é paranaense de Marialva e está em Mato Grosso há quase 30 anos (chegou em 1983). Mora em Campo Verde, 130 km a sudeste de Cuiabá, onde planta algodão, soja e milho. Ele tem 52 anos e é associado desde 2001. Neste último biênio (2010-12), vem respondendo pela vice-presidência da AMPA e a presidência do Instituto Algodão Social (IAS). Milton também foi presidente da Cooperfibra.

Atualizada às 23h01
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet