Olhar Agro & Negócios

Domingo, 05 de julho de 2020

Notícias / Geral

Energisa dá seis dicas para evitar aumento de consumo de energia durante as férias escolares

Da Redação - José Lucas Salvani

09 Jan 2020 - 15:16

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Energisa dá seis dicas para evitar aumento de consumo de energia durante as férias escolares
Para evitar o aumento de consumo de energisa nas casas durante o período de férias escolares, a Energisa separou seis dicas que irão contribuir para a economia. O analista de Eficiência Energética, Alex Fabiano Souza Silva, já adianta que os eletrodomésticos são os “vilões” durante esta época do ano.

Leia mais:
Danos elétricos causados por oscilação de energia cabem ressarcimento

“É preciso atenção para alguns eletrodomésticos que são vilões, como o ar-condicionado e chuveiro elétrico.  Além disso, não podemos esquecer que equipamentos mais antigos tendem a gastar mais do que os mais novos. Então, toda a atenção é necessária”, explica Alex.

Confira as dicas da concessionária de energia:

1) Use a ventilação natural e evite ao máximo ar-condicionado durante o dia;

Quanto mais quente do lado de fora, mais o ar-condicionado precisará usar energia elétrica para manter a temperatura agradável dentro de onde está instalado. Se ainda assim precisar ligar, lembre-se de manter as portas e janelas sempre fechadas quando o ar estiver ligado.

2) À noite, use a tecnologia a seu favor: programe o ar-condicionado para que ele desligue sozinho, de madrugada, após alcançar a temperatura desejada.

Atenção para um cuidado muito importante: a manutenção do aparelho. Lavando o filtro uma vez por semana e contratando uma limpeza profissional do aparelho ao menos uma vez por ano, ele vai exigir menos do compressor e consumir menos energia.

3) Precisa pegar algo na geladeira? Escolher antes de abrir é importante.

Quanto mais tempo fica aberta, maior é o consumo. Se a geladeira estiver instalada muito perto do fogão ou de janela por onde entre muito sol, a equipe da Energisa recomenda que se avalie a mudança de local. O calor faz com que o motor da geladeira consuma muita energia para manter o interior gelado.

Super dica: Para evitar o abre e fecha a toda hora durante as brincadeiras, vale deixar uma jarra com água e bastante gelo do lado de fora. Uma garrafa térmica grande, daquelas de piquenique, também pode ser muito útil neste período

4) Não está jogando? Desligue a TV e o videogame.

Videogames, computadores e aparelhos de TV devem ser desligados quando não estiverem em uso. No caso do computador, caso não seja possível desligá-lo totalmente, é importante ao menos desligar o monitor. 

5) De dia, deixe o sol entrar!

Evite deixar lâmpadas acesas durante o dia. Janelas, cortinas e persianas abertas deixam entrar luz natural e renovam o ar do ambiente. À noite, procure acender somente as lâmpadas necessárias.

6) Coloque as crianças para gastar a própria energia.

Atividades como pular corda, pular elástico, pique-esconde, pega-pega, natação e bicicleta trazem benefícios adicionais: além da economia de energia, favorecem a socialização e a saúde, ao colocar o corpo em movimento.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Rosi wounn
    14 Jan 2020 às 06:45

    Tá parecendo brincadeira essa Energisa...aqui no bairro a energia da problemas no mínimo 3 vezes ao dia e todos os dias...sempre estão arrumando e não resolvem nada! Aí queima os eletrodomésticos do cidadão (q paga uma fortuna por um serviço mer** desse), e até provarmos q minhoca não tem osso é o Ó!

  • Alex
    10 Jan 2020 às 08:36

    Esses são os verdadeiros inimigos da sociedade! São quem hoje tornam a vida da maioria das pessoas um inferno. Um verdadeiro câncer. A ENERGISA deve ser combatida pela sociedade.

Sitevip Internet