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Segunda-feira, 28 de setembro de 2020

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Final de ano aumenta procura de malas de viagem e pisca-pisca

Da Redação - José Lucas Salvani

24 Dez 2019 - 15:51

Foto: Olhar Direto

Final de ano aumenta procura de malas de viagem e pisca-pisca
Com a chegada de final de ano, a procura por malas de viagem e pisca-pisca cresce no Shopping Popular, em Cuiabá. Quanto mais próximo do Natal, maior a busca pelas luzes que podem chegar até R$ 100, enquanto a procura de malas de até 10 kg são as mais cobiçadas pelos consumidores.

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Para o comerciante Claudemir Lopes, opções de pisca-pisca não faltam para o público. Quando se trata de Natal, as luzes podem ser tão singelas quanto um vagalume ou tão grandiosas quanto um verdadeiro trenó.

"Temos o tradicional pisca-pisca e as versões especiais – como pisca-pisca em tubo de LED, cascata/cortina de LED (de 3 metros por 2,5 metros) e fita colorida de LED. Também existem os itens clássicos de iluminação de festa. O caso é que, com as festas de fim de ano, o que inclui o Ano Novo, aumenta a procura e a venda de luzes para decoração de ambientes. Os preços variam bastante: de R$ 15 até R$ 100, aproximadamente", pondera.

Por outro lado, entre aqueles que pretendem aproveitar o período para viajar a mala de viagem acaba de tornando o item mais cobiçado. Segundo a atendente Mara Nascimento, definir o produto ideal requer levar em consideração uma série de requisitos, que vão desde espaço extra para trazer lembrancinhas para amigos e familiares até evitar o pagamento de taxas extras com despacho de bagagem em voos domésticos. 

"Atualmente, a procura por malas de bordo – de 8kg ou 10kg – aumentou. Há também aqueles que preferem as mochilas e as bolsas de mão. Às vezes, é tudo uma questão de identificação: a pessoa chega, olha, gosta e leva. Isso envolve a avaliação de aspectos que vão desde material, cor, estilo até marca de preferência", explica.

R$ 769 milhões

A expectativa para este ano é que as comemorações de Natal movimentem cerca de R$ 769 milhões, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O valor em vendas representa um aumento de 3,1% em relação ao faturamento do comércio varejista no ano anterior.

Neste mesmo período há também a expansão de vagas temporárias, que irá contribuir com a geração de aproximadamente 1,7 mil novos empregos para o comércio no estado. Nesta modalidade de contratação, se confirmada a projeção da CNC, Mato Grosso deve ocupar a décima primeira posição dos estados que mais contrataram neste período.

No entanto, o resultado atual interrompe uma sequência de crescimento no número de geração de empregos temporários, que vem sendo observado desde o período de maior crise que o país atravessou.

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