Olhar Agro & Negócios

Sábado, 14 de dezembro de 2019

Notícias / Geral

Vai comprar na Black Friday? Compare como estavam preços de vários produtos em lojas online

Da Redação - Wesley Santiago

29 Nov 2019 - 14:13

Foto: Procon/MT

Vai comprar na Black Friday?  Compare  como estavam preços de vários produtos em lojas online
A tão esperada ‘Black Friday’ teve início nesta sexta-feira (29), com a promessa de grandes descontos em diversos produtos, principalmente nas lojas online. Para garantir que o consumidor não seja lesado, a  coordenação de Fiscalização do Procon estadual realizou monitoramento de mercado para analisar a flutuação de preço dos produtos mais procurados.

Leia mais:
Black Friday aumenta vendas em até 21% pela internet e 7% no comércio de rua
 
O órgão de Proteção e Defesa dos Consumidores divulga a lista dos produtos monitorados (abaixo). Tratam-se dos preços praticados antes da promoção, ou seja, com ela, os consumidores podem checar se de fato os produtos estão com preços promocionais.
 
O objetivo deste trabalho é  verificar se as lojas online estão cumprindo as promoções ou se estão realizando  a chamada “maquiagem de preço”, que consiste em aumentar o valor dos produtos semanas antes para depois anunciar supostos descontos. Dessa forma o consumidor é atraído por uma falsa promoção. Tal prática é ilegal e deve ser denunciada aos órgãos de proteção ao consumidor.
 
Por isso, o trabalho do Procon-MT não encerra nesta fase. Os fiscais de defesa do consumidor realizam agora o monitoramento dos produtos já com os preços promocionais de Black Friday.
 
“Posteriormente, vamos comparar os preços praticados pelos lojistas, antes e durante a Black Friday, para verificar se realmente se tratavam de ofertas. Caso seja constatado irregularidade, a empresa pode ser autuada pelo Procon”, explicou o fiscal de Defesa do Consumidor, Rogério Chapadense.
 
Confira a lista de produtos analisados e quanto eles custavam em outubro e novembro na primeira fase do trabalho, pré-Black Friday:

Site Americanas

Site Casas Bahia

Site Extra

Site Magazine Luiza

Site Ponto Frio

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Fabio
    29 Nov 2019 às 15:18

    Nem indomada nem crystal fizeram nada de black friday esse fds! vo acionar o procon tambem.

Sitevip Internet