Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Dicas para entrar em 2020 sem dívidas

Foto: Divulgação

Dicas para entrar em 2020 sem dívidas
Com o fim do ano chegando muitas pessoas já estão fazendo suas promessas, correto? Temos a certeza que as de muitos estão relacionadas à organização financeira, afinal, ninguém quer virar o ano com dívidas aculmuladas.
 
No entanto, além de pular as sete ondas, comer uvas ou fazer orações especiais, é preciso colocar em prática algumas ações para tirar — finalmente! — o nome do vermelho.
 
Caso queira saber as melhores dicas, preparamos este artigo especialmente para você! Acredite, chegou a hora de arregaçar as mangas e quitar todas as pendências. Acompanhe o texto e não se esqueça de anotar tudo com muita atenção!

Por que acumulamos tantas dívidas?Essa pergunta pode parecer clara para alguns, mas para outros ela é bem subjetiva. Bem, existem diversos motivos para as dívidas se acumularem com o decorrer do tempo. Pode ser pelo desemprego, pelo gasto mensal não calculado ou até mesmo por causa de empréstimos para conhecidos.
 
Para Gabriela Vale, consultora financeira pessoal, é fundamental que cada um tenha noção do quanto entra e sai por mês da carteira, evitando qualquer problema maior.
 
“Várias pessoas chegam aqui e elas não têm noção do quanto ganham e muito menos do quanto gastam. Então, é muito importante as pessoas tomarem pé disso. Não contar com as linhas de crédito, e sim com aquilo que realmente lhe cabe de salário, de orçamento por mês", reitera.
 
De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Serviço de Proteção ao Crédito e pela, os principais motivos para a inadimplência são:
 
  • desemprego;
  • diminuição da renda;
  • negligência quanto às despesas mensais;
  • satisfação de uma vontade;
  • busca por autoestima;
  • impulsividade ao consumir;
  • gastos além do que o orçamento comporta;
  • consumo irresponsável;
  • descontrole das finanças;
  • permissão para outra pessoa usar o nome;
  • confusão quanto ao número de parcelas em aberto;
  • pouca clareza sobre os próprios ganhos;
  • falta de uma programação mensal;
  • gastos por motivos emocionais,
  • problemas em casa ou no trabalho.

Quais são as melhores dicas para virar o ano sem dívidas?Está pronto para contar os 10 segundos da virada sem nenhuma dívida? Basta seguir as dicas listadas abaixo:

Descubra o tamanho da sua dívida

Isso mesmo! Muitas pessoas não sabem o tamanho da dívida, justamente por gastarem sem saber quais são os limites. Por isso, pesquise bem o quanto você “deve na praça” para depois descobrir a melhor forma de pagamento.

Faça negociações na hora de pagar

Isso é válido tanto para quem pretende pagar à vista ou parcelado. Do mesmo jeito que o devedor quer quitar sua dívida, o credor que receber seu dinheiro. Assim, é possível realizar negociações que aliviarão o valor total, agregando benefícios para ambos os lados.

Realize um planejamento econômico

Essa dica é mais que fundamental e deve ser colocada em prática. Muitas pessoas enquanto estão pagando as dívidas, acumulam outras. Por isso, não hesite em colocar na ponta do lápis o quanto poderá ser gasto em um mês, ao final, não restará nenhum conta extra para pagar.

Não gaste além do que ganha

Diretamente ligada às dicas citadas acima, ter precisão do quanto você ganha e do quanto poderá ser gasto é imprescindível. Não adianta bolar mil planos na cabeça sendo que não há caixa para isso, correto? Então, limite bem o quanto você pode retirar e poupar.

Peça empréstimos somente quando necessário

Pedir empréstimos é algo habitual para muitos brasileiros. No entanto, ele precisa ser avaliado como qualquer conta normal. Afinal, esse valor precisará ser pago em algum dia. Avalie bem todas as oportunidades de quitação e peça empréstimo de algum banco apenas se necessário.

Seja organizado e disciplinado

A última dica é para você não acumular mais nenhuma dívida em 2020. Aprenda todas as lições que os anos anteriores passaram e não crie mais contas! Seja organizado guardando todos os recibos das contas pagas e das novas geradas. Não deixe de cuidar da sua saúde financeira!
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet