Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 17 de setembro de 2019

Notícias / Logística

Concessionária pode investir R$ 4 bilhões em ferrovia e terminal de Cuiabá

Da Redação - José Lucas Salvani

06 Jul 2019 - 15:20

Foto: Reprodução

Concessionária pode investir R$ 4 bilhões em ferrovia e terminal de Cuiabá
Segundo a diretoria da Rumo Logística, a concessionária deve investir R$ 4 bilhões na extensão da linha férrea e construção de um grande terminal para contêineres na grande Cuiabá. A confirmação veio durante visitação do terminal rodoferroviário de Rondonópolis (a 216 km de Cuiabá), na última quinta-feira (4), que contou também com a presença do deputado Carlos Avallone (PSDB) e o senador Wellington Fagundes (PL).

Leia mais:
Concessão de rodovias de MT garante investimento de R$ 638 milhões em 30 anos

“Estudos confirmam que existe na Grande Cuiabá uma demanda da ordem de 20 milhões de toneladas/ano para o transporte de produtos industrializados, medicamentos, combustíveis, bebidas, etc, procedentes da região Sudeste. Se tem carga de retorno, passa a ser importante para a economia local e para a própria Rumo. A concessionária já fala de Cuiabá com muita naturalidade, como uma perspectiva concreta com cinco trajetos em estudo para trazer o trem à Baixada Cuiabana e posteriormente à Sorriso” disse o deputado.

O diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais da Concessionária, Guilherme Penin, aponta que desde que a Rumo assumiu a operação da ferrovia, houve um aumento de 65% no volume de cargas movimentadas na região. Emanoel Tavares, executivo de Relações Governamentais da Rumo, acrescenta que a empresa irá fazer a expansão para Cuiabá e norte de Mato Grosso, captando mais carga.

Na segunda-feira (8), será realizada uma audiência pública conjunta entre a Assembléia Legislativa e o Senado Federal na sede da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá, para discutir os impactos socioeconômicos da construção do terminal na Baixada Cuiabana. 

O senador Wellington Fagundes (PL), informou que está trabalhando com a bancada federal para a prorrogação da concessão da malha ferroviária paulista. Esta providência é indispensável para que a Rumo faça os investimentos de expansão em Mato Grosso.

"Já temos a presença confirmada da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Ministério da Infraestrutura e do Tribunal de Contas da União. Cada audiência pública é uma oportunidade de fazer com que Brasília conheça mais Mato Grosso e tenha mais agilidade na apreciação desses processos. Queremos integrar todos os modais em Mato Grosso, rodoviário, ferroviário e hidroviário, para diminuir o custo e gerar mais empregos”, disse o senador Fagundes.

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Moisés
    08 Jul 2019 às 10:12

    Cuiabá tem a melhor localização para transbordo no transporte intermodal ( rodovia x ferrovia), pois fica localizada no centro do estado... receberia grãos de todas as regiões pelo modal rodoviário para embarque no modal ferroviário... além de favorecer o chamado contra fluxo, retorno dos trens de SP com mercadorias para distribuir para uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes também, pela ótima localização, naturalmente sempre foi um centro distribuídor para outras regiões do estado.

  • Zé Brumado
    08 Jul 2019 às 09:29

    Vejo que desses deputados de MT, somente Carlos Avalone corre busca o desenvolvimento do estado. Os demais, só para fuxicar e defender o seu. Nada mais.

  • Júnior
    08 Jul 2019 às 07:20

    Pode ou vai porque essa conversa já alonga a muito tempo.

  • Gringo
    07 Jul 2019 às 07:30

    Balela. Conversa de políticos. Aguardem até os chineses dizerem "pronto" para a ferrovia leste/oeste.

  • Moisés
    06 Jul 2019 às 17:36

    Cuiabá tem melhor localização para transbordo na intermodalidade de transporte, pois fica localizada no centro do estado... receberia grãos de todas as regiões pelo modal rodoviário para embarque no modal ferroviário... além de favorecer o contra fluxo, retorno dos trens, com mercadorias para uma população de 1 milhão de habitantes... além de ser um centro distribuídor para outras regiões do estado

Sitevip Internet