Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Energia

rio Teles Pires

Usina hidrelétrica Sinop conclui enchimento de reservatório neste sábado

Foto: Da Assessoria

Usina hidrelétrica Sinop conclui enchimento de reservatório neste sábado
O enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, projeto que está em fase final de implantação no rio Teles Pires, entre os municípios de Cláudia e Itaúba, região norte do estado de Mato Grosso, foi concluído na manhã deste sábado (13), às 8h. Após um enchimento progressivo, foi alcançada a cota 302 (nível máximo operativo), correspondente à uma área de 342 km² e um volume total de 3 bilhões de m³.

Leia também:
Hidrelétrica inicia procedimento para enchimento de reservatórios;R$2,8 bi investidos 

O procedimento de formação do lago da Usina começou no dia 30 de janeiro deste ano (2019), e foi acompanhado diariamente pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). De acordo com o diretor-presidente da Sinop Energia, Jean-Christophe Delvallet, todo o processo foi executado dentro das obrigações estabelecidas no Projeto Básico Ambiental (PBA) e no Plano de Enchimento Controlado (PEC).
 
Conforme Delvallet, várias ações foram desenvolvidas pela Sinop Energia para que o processo, como um todo, ocorresse com êxito e segurança. “Entre os trabalhos de muita dedicação podemos destacar as análises regulares da qualidade da água no reservatório ao longo da sua formação, que permaneceram dentro do previsto pelo modelo matemático, o resgate cuidadoso de 25 mil animais realizado pela equipe do Programa de Afugentamento e Resgate da Fauna Terrestre da UHE Sinop e também as atividades do Programa de Comunicação Social que antecederam todo o processo”.
 
O diretor de Meio Ambiente da Sinop Energia, Ricardo Padilha, lembra sobre a importância dos programas básicos ambientais (PBA’s) em que totalizam 41 desenvolvidos pela Usina. “Todas as atividades são fundamentais para o sucesso do projeto ao longo de sua implantação, mas quero salientar que os trabalhos não param após o enchimento do reservatório”, explica. “Na fase de operação os programas permanecerão com o mesmo afinco e dedicação por parte do Empreendimento”, acrescentou.
 
De acordo com a diretoria da Sinop Energia, embora atrativo, o lago formado pode apresentar riscos se os limites de segurança não forem respeitados. Por esta razão é importante que o público respeite os alertas instalados a montante e a jusante imediatos do barramento da Usina durante as atividades de lazer e pesca. Além disso, conforme a Lei Estadual nº 9096 de 2009 é proibido pescar no Estado de Mato Grosso a 200m acima ou abaixo das barragens.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet