Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Agronegócio e o impacto

Ex-ministro da Agricultura abre série de palestras do Encontro da Fenabrave

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Ex-ministro da Agricultura abre série de palestras do Encontro da Fenabrave
Mesmo em meio a uma crise financeira que assolou o país nos últimos anos, Mato Grosso conseguiu manter bons números na economia. O agronegócio, base econômica do Estado, é apontado como o setor responsável por esse cenário e é também um termômetro da atividade econômica, já que movimenta a indústria e o setor de serviços. Assuntos como estes, serão debatidos no Encontro Regional da Fenabrave, que acontece no próximo mês, em Cuiabá.

Leia mais: 
Carta aberta da Fenabrave sobre a greve no Detran e à favor da terceirização do setor de vistorias

Na palestra de abertura do Encontro, o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Neri Geller falará da "Macro Política do Agronegócio e o impacto na economia do Brasil". A palestra acontece no dia 17 de julho, primeiro dia da Fenabrave realizado no Centro de Eventos do Pantanal, na Capital.

"Esse encontro aqui no Estado é um reflexo do que representa Mato Grosso na economia do País. Vamos aproveitar para discutir grandes temas: o crédito agrícola, os investimentos feitos na área de equipamentos agrícolas, como tratores, colheitadeiras, caminhões e, assim por diante", disse Geller.

Geller destacou também o protagonismo da Fenabrave em torno de discussões travadas no país e no próprio ministério da Agricultura, onde ele atuou não só como ministro, como também secretário de Políticas Agrícolas.

"A Fenabrave é uma das entidades mais importantes do país, congrega todas as revendas automotivas do Brasil. Desde quando fui ministro, a Fenabrave estava muito presente no ministério da Agricultura. Muitas ações implementadas pelo Mapa foram sempre pautadas também por esta entidade", afirmou.

Dados - Além de movimentar a economia local, o agronegócio contribui para o equilíbrio da economia do Brasil. Dados divulgados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) mostram que, em 2017, o agronegócio no Brasil representou 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Isso significa a maior participação em 13 anos.

Evento - O Encontro deste ano tem como tema central "O Conhecimento Acelera o Progresso" e é realizado pela Fenabrave Regional Mato Grosso /Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado de Mato Grosso (Sincodiv-MT).

Sobre o palestrante – Neri Geller tem 49 anos e é agricultor e empresário na região de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, onde está desde 1984. Conhecedor do mercado agrícola, desenvolve atividade de plantio e comercialização de grãos, como soja e milho, em sua propriedade.

Geller foi deputado federal em 2007 e 2011. Além disso, exerceu o mandato de vereador em Lucas do Rio Verde (1996 e reeleito em 2000). Ocupou cargo de ministro da Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2014 e foi secretário de Políticas Agrícolas do Mapa, por duas oportunidades: 2013 e de 2016 a 2018.
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet