A licitação para a pavimentação de 94 km da BR-158, em Mato Grosso, do trecho entre o Posto Luisinho e o município de Alto da Boa Vista, foi homologada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Este é o primeiro dos dois lotes que compõem o contorno da reserva indígena Maraiwatsede.
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Com a homologação, o consórcio de empresas vencedoras da licitação poderá elaborar os projetos básicos e executivo da obra, que está orçada em R$ 180 milhões.
A BR-158 é considerada a mais importante rodovia da região do Araguaia e fundamental para o escoamento da produção agrícola. Ela vai de Barra do Garças até a divisa entre Mato Grosso e Pará, cruzando municípios com grande produção agrícola e pecuária e, sua pavimentação, deve impulsionar ainda mais a economia regional.
De acordo com o DNIT, hoje, dos 800 km existentes, restam 190 km para ser pavimentados, referente ao contorno da área indígena. Para viabilizar a obra, o DNIT teve que elaborar um desvio da reserva Maraiwatsede, já que os indígenas não concordaram com a pavimentação do trecho que corta a reserva.
O Superintendente do órgão em Mato Grosso reforçou o papel de parlamentares estaduais e federais para viabilizar a obra, com previsão para que o lote B, que vai de Alto da Boa Vista até Alô Brasil, seja licitado ainda no primeiro semestre de 2018.