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Sexta-feira, 11 de outubro de 2024

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Com recursos de R$ 545 mi, BR -163 contará com 13 viadutos e pontes pela região metropolitana

Foto: Reprodução/ALMT

Com recursos de R$ 545 mi, BR -163 contará com 13 viadutos e pontes pela região metropolitana
O trecho da BR- 163 que corta a Capital e Várzea Grande passará por obras de duplicação, construção de contorno e viadutos. O projeto do Rodoanel, estimado em R$ 545 milhões, deverá ser licitado em abril e foi apresentado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Dnit), nesta segunda-feira (5), em audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT). O conjunto de ações promete facilitar o escoamento da produção, além de desafogar o trânsito na região metropolitana.


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O superintendente do Dnit no Estado, Orlando Fanaia Machado explica que, para isso, o plano inclui ainda locais de espera para prolongamento de importantes vias da Capital, como a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA) e Avenida dos Trabalhadores. “Serão 13 viadutos e duas pontes, uma sobre o rio Cuiabá e outra sobre o rio Coxipó. Desse valor, R$ 114 milhões já estão na conta da Sinfra e estamos trabalhando para que o projeto seja aprovado e possamos licitar o mais breve possível.”
 
No total o Rodoanel terá 52 km totalmente duplicados, em concreto, que tem durabilidade de 30 anos, em substituição ao asfalto tipo CBUQ de apenas 10 anos. A obra vai ligar a região do Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, até o Distrito Industrial de Cuiabá, passando pela rodovia MT-010 (Estrada da Guia), rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), até chegar na BR-364.
 
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), aproveitou a ocasião para lançar também a proposta de construção do Contorno Leste, que, segundo ele, promoverá o desenvolvimento socioeconômico de 21 bairros carentes cortados pela via. “A partir do momento que uma via de 17 km passa por dentro dos bairros, as propriedades são valorizadas e cria-se dentro do plano diretor alternativas econômicas a serem instaladas ali”, disse. Neste contexto, 200 mil pessoas carentes seriam beneficiadas.
 
De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Marcelo Duarte, os ajustes ao projeto devem ser concluídos em, no máximo, 45 dias, quando será lançado então o processo licitatório. A obra é resultado do convênio firmado entre Governo do Estado e Governo Federal, por meio da Pasta e do Dnit, com recursos federais.
 
“Hoje temos nas áreas urbanas o transito de caminhões pesados e um registro alto de acidentes acontecendo. Por isso a importância do Contorno Norte. É uma obra que não vai atender só a Capital, vai atender todo o Mato Grosso. Se o motorista vem do sul e quer ir pro norte, não precisa passar por dentro de Cuiabá, vai passar por um contorno moderno, rápido, eficiente”, reforçou.
 
Atualmente, o Rodoanel possui cerca de 10 km pavimentos e no último ano o DNIT executou obras de restauração do pavimento e sinalização, bem como, implantou as interseções com as rodovias MT-400 (Distrito de Sucuri), a MT-010 (Distrito da Guia) e a MT-251 (Rodovia Emanuel Pinheiro), o que melhorou significativamente as condições de conforto e segurança dos usuários que por ali trafegam. Neste trecho, o DNIT executa ainda serviços de manutenção permanente.
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