Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Conheceram cooperativas

Franceses visitam MT em busca de negócios; cooperativa movimentou R$ 90 bi na Europa

Foto: Reprodução/Ampa

Franceses visitam MT em busca de negócios; cooperativa movimentou R$ 90 bi na Europa
Representantes de cooperativas agrícolas francesas estiveram em Campo Verde (120 km de Cuiabá ) na quarta-feira (31) em busca de novas oportunidades de negócios com produtores mato-grossenses. Eles integram o grupo InVivo, acionista do Consórcio Cooperativo Agropecuário Brasileiro (CCAB), que  movimenta 90 bilhões de euros por ano e congrega mais de 200 cooperativas.   A expectativa é que a integração resulte em novos investimentos na região.

Leia mais:
MAPA desiste de suspender taxação do etanol dos EUA, anuncia setor; medida é comemorada

A visita foi iniciada no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica Ampa/IMAmt, onde eles foram recepcionados pelo presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão, Alexandre Schenkel. Eles também conheceram o trabalho desenvolvido pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) visando à qualificação de mão de obra e ao desenvolvimento de novas tecnologias para a cotonicultura e o sistema produtivo adotado em Mato Grosso.

De acordo com a Ampa, a missão incluiu outras cidades brasileiras e deve prospectar novas possibilidades de trabalhos em conjunto com cooperativas nacionais, segundo Jones Yasuda, presidente da CCAB Agro. Ele destacou que o CCAB tem predominância de cooperativas de produtores de algodão e, nas regiões de Campo Verde e Primavera do Leste, fazem parte do Consórcio criado em 2007, a Cooperfibra e a Unicotton.

O grupo visitou ainda um confinamento de bois do Grupo Bom Futuro e a indústria de fiação da Cooperfibra.  Os visitantes jantaram na sede da Cooperfibra e retornaram a Cuiabá nesta quinta-feira, após visitarem a empresa Agro-Sol Sementes. Além de vários produtores, acompanharam a visita os diretores executivos da Ampa e do IMAmt, Décio Tocantins e Alvaro Salles, respectivamente. 

Novos negócios 

De acordo com Jones Yasuda, CCBA e InVivo têm "DNAs semelhantes" pelo fato de serem controladas por grupos de cooperativas, cujo principal objetivo é buscar soluções para o setor produtivo. A InVivo mantém na França uma divisão de agricultura digital, investimentos na área de biocontrole e a AgroSolutions – uma divisão de prestação de serviços em diversos segmentos utilizando tecnologias que podem ser aplicadas à realidade de produtores mato-grossenses e de outros estados brasileiros.

O grupo de franceses esteve em Brasília, onde participou de um jantar com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Conheceram ainda o Porto de Santos e vão encerrar a visita no Rio de Janeiro neste final de semana.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet