Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 15 de outubro de 2019

Notícias / Agricultura Familiar

IFMT vai adquirir mais de 22 mil kg de alimentos da agricultura familiar; preferência é para produtores locais

Da Redação - André Garcia Santana

05 Nov 2017 - 14:42

Foto: Reprodução/Internet

IFMT vai adquirir mais de 22 mil kg de alimentos da agricultura familiar; preferência é para produtores locais
Mais de 22 mil quilos de alimentos da agricultura familiar serão adquiridos pelo Instituto Federal de Mato Grosso – Campus São Vicente.  O fornecimento dos produtos atenderá o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e será determinado por meio da Chamada Pública (01/2017). Podem participar da licitação fornecedores individuais, agricultores familiares organizados em grupos informais, e grupos formais (cooperativas e associações).

Leia mais:
Assentados amargam prejuízos e pedem suspensão de exigências para empréstimo rural em MT
 
Para seleção, os projetos de venda habilitados serão divididos em grupo de projetos de fornecedores locais, grupo de projetos do território rural, grupo de projetos do estado, e grupo de propostas do país, sendo que o grupo de projetos de fornecedores locais terá prioridade sobre os demais grupos. Entre os alimentos que serão adquiridos estão abóbora verde, abóbora cabotiã, batata-doce, banana da terra, banana-nanica, mandioca, chuchu, repolho verde e tomate paulista.
 
De acordo com o diretor-geral do IFMT São Vicente, professor Livio Wogel, "a legislação estabelece que 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, isso nos ajuda a estimular o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades no entorno da escola".
 
"O IFMT tem se esforçado para estreitar e ampliar a relação com os agricultores familiares, inclusive com diversas atividades de extensão, como parte de sua vocação profissional", enfatizou o diretor-geral.
 
A licitação acontecerá no dia 10 de novembro de 2017, às 9h, e a Comissão de Avaliação divulgará o resultado do processo em até quarenta e oito horas após a conclusão de todos os trabalhos desta chamada pública. O prazo de vigência do contrato será de doze meses.
 
O fornecimento deverá ser efetuado de forma fracionada, conforme a necessidade da escola, seguindo-se o sistema de entrega em 3 (três) dias durante a semana. É uma oportunidade para os agricultores familiares participarem para oferecerem alimento de qualidade para os estudantes da instituição.
 
Demais informações a respeito do credenciamento, documentação, entre outras, podem ser obtidas no edital da Chamada Pública (disponível em svc.ifmt.edu.br), através do e-mail cpl@svc.ifmt.edu.br ou do telefone (65) 3341-2110.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Felipe
    09 Nov 2017 às 09:00

    Uma escola agrícola tinha que ser auto-sustentável produzindo seu próprio alimento. Inadmissível abrir uma licitação pra compra de alimentos.

  • Meres
    06 Nov 2017 às 06:31

    Isso é bom. o pequeno agricultor precisa de incentivo para não deixar seu local de origem.

Sitevip Internet