Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 15 de outubro de 2019

Notícias / Agricultura Familiar

Turismo rural na agricultura familiar é definido por lei em MT e propriedades passarão por adaptações

Da Redação - André Garcia Santana

18 Out 2017 - 08:53

Foto: Reprodução/Da Assessoria

Turismo rural na agricultura familiar é definido por lei em MT e propriedades passarão por adaptações
Ações típicas da rotina de quem vive da agricultura familiar passam a ser definidas como atividades turísticas em Mato Grosso. O Projeto de Lei que estabelece o “Turismo Rural na Agricultura Familiar – TRAF” foi instituído na segunda-feira (16), e tem por objetivo fomentar o trabalho dos pequenos produtores, gerando um incentivo a mais para a economia. Para isso, as propriedades terão se adaptar para facilitar a comercialização e demonstração dos produtos alimentícios ou artesanatos.

Leia mais:
Mato Grosso deverá receber recursos para preservação do Pantanal; Comissão debate emendas

As técnicas usadas à produção rural também serão atrativos a mais aos visitantes, bem como incentivos à Educação Ambiental, através de atividades educativas sobre meio ambiente ou atividades agrícolas; serviços de entretenimento, práticas esportivas, passeios, restaurantes e lanchonetes, que ofereçam alimentação típica ou de preparo especial. Inclui, ainda, hospedagem nos estabelecimentos que estejam envolvidos com a produção rural, dentre outros.

As ações inseridas nessa lei visam à realização do turismo ambientalmente correto e justo; incentivos à diversificação da produção, propiciando a comercialização direta; resgate do artesanato regional, da cultura familiar do campo e eventos típicos do meio rural. Também proporcionam a convivência entre os visitantes e a família rural, estimulando atividades produtivas com enfoque no sistema agroecológico.

Deste modo o projeto, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), prevê que os camponeses compartilhem seu modo de vida, o patrimônio cultural e natural, ofertando produtos e serviços de qualidade e bem estar. Em sua opinião o espaço rural já não pode ser mais destinado apenas ao plantio e à criação de animais. "A diversificação das atividades é uma maneira de melhorar as relações sociais entre o campo e a cidade fomentando a geração de emprego e renda.”

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Ricardo
    18 Out 2017 às 11:55

    Faço parte deste roll de ASSENTADOS onde plantamos e colhemos nossos produtos com sacrifícios, pelo jeito esses deputados criam essas leis politiqueiras, falo isso porque estou a 3 anos, vejam bem, a 3 anos tentando pegar um financiamento "Pronaf" e não consigo, sempre há um documento a ser retirado nos órgãos incompetentes e lentos deste estado, e como nos, que sequer temos recursos para plantar e colher, vamos construir hotéis, lanchonetes e lugares apropriados para alocarmos esses turistas, que não existem. Quer ajudar a agricultura familiar expandir seu leque de opções, abra créditos como fazem os grandes latifundiários, e vivem renegociando suas dívidas, empurrando com a barriga, e vai no banco no ano seguinte, mesmo devendo, pega outro tanto de recursos, e nós da AGRICULTURA FAMILIAR, ficamos a ver navios. GOVERNO, quer mesmo ajudar, vá até das comunidades e faça um levantamento das necessidades eminentes de cada uma, verá que há muitas pequenas coisas a serem feitas que nem de LEI PRECISA, e sim de VONTADE.Tudo isso e conversa com BOI DORMIR.Fui.

  • Andrea Maria
    18 Out 2017 às 10:33

    Parabéns!! Essa é a demonstração de trabalho da ótima equipe do nosso Presidente Deputado Eduardo Botelho. Mostrando como se trabalha!

  • Maria de Lourdes
    18 Out 2017 às 10:32

    Show!

  • Denis
    18 Out 2017 às 10:32

    Essa lei só vai engrandecer o pequeno agricultor. o deputado Eduardo Botelho realmente está trabalhando cada vez mais para melhorar a agricultura familiar. Grande trabalho deputado. Parabéns por mais essa lei em benefício ao homem do campo.

Sitevip Internet