Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

adrenalina na arena

Rodeio feminino na Expoagro será disputado na modalidade ‘Bareback’ com montaria em cavalos

Foto: Reprodução/Ed Benacchio

Rodeio feminino na Expoagro será disputado na modalidade ‘Bareback’ com montaria em cavalos
O rodeio feminino na arena do Parque de Exposições Jonas Pinheiro, durante a 53ª Expoagro de Cuiabá, será cheio de adrenalina e marcado pela disputa da modalidade "Bareback", com montaria em cavalos. Segundo a organização da feira agropecuária, o rodeio feminino contará com oito renomadas atletas mato-grossenses da Horse Jumping Team – considerada a única equipe de rodeio profissional feminino do mundo.
 
O rodeio feminino é promovido pelo Sindicato Rural Cuiabá, responsável pela Expoagro, e organizado pela cowgirl sinopense Edna Antonowiski.

Leia mais:
Rodeio terá prova feminina e premiação superior a R$ 30 mil na 53ª Expoagro; campeão leva carro 0km
 
A cowgirl sinopense Edna Antonowiski explica que a modalidade Bareback Feminino é exclusivamente brasileira e se caracteriza pela prática de montaria em dorso limpo, sem sela e estribo, em que a competidora segura duas alças de apoio, ao invés de apenas uma como no masculino, sem obrigação de esporear ou deitar sobre o animal. A prova possui, também, um tempo regular de oito segundos.
 
"É muita responsabilidade ser mulher e se arriscar numa modalidade radical. Montar qualquer um monta, difícil é parar. Exige muito equilíbrio" diz Edna Antonowiski. A cowgirl sinopense ressalta ainda que "o rodeio feminino possui poucas competidoras mundo afora. Há algumas representantes na modalidade ‘sela’ no Canadá e outras em montaria em touro nos Estados Unidos. No entanto, as atletas de Mato Grosso são profissionais e prometem um grande show – repleto de qualidade – na Expoagro".
 
Edna comenta que o "desafio dentro da arena é fichinha", porém ainda há um longo caminho a ser percorrido. "Difícil é o desafio antes e depois do rodeio. Ser mulher em uma profissão bastante masculina faz dobrar a nossa responsabilidade em representar com muita técnica o esporte e lutar contra o preconceito que, infelizmente, ainda existe. O que é um absurdo, pois esta é uma profissão como outra qualquer – feito veterinária ou agronomia, por exemplo".
 
Na avaliação do vice-presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, o rodeio feminino, além de chegar com força, será uma grande novidade para a Expoagro.
 
"Contamos com cowgirls de renome e altíssima qualidade. Mulheres de coragem e que encaram o esporte com a mesma garra que os homens. Não perdem em nenhum quesito. Nós, como maior estado produtivo do Brasil, queremos valorizar a nossa cultura. Os nossos atletas. Será o maior evento de todos os tempos", diz Celso Nogueira.
 
O rodeio acontecerá entre os dias 12 e 15 de julho, dentro da programação da 53ª Expoagro, que acontece de 07 a 16 de julho, no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, localizado na Avenida Beira Rio, em Cuiabá.
 
A 53ª Expoagro foi lançada no dia 29 de maio e tem como destaque palestras técnicas, área experimental e a volta do rodeio. A feira contará com mais de 300 expositores e espera bater R$ 30 milhões em negócios durante seus dez dias de realização.
 
Entre os dias 10 e 14 de julho, paralelamente a 53ª Expoagro, durante o dia, ocorrerá a segunda edição do Fórum das Cadeias Produtivas, com uma extensa programação de palestras, painéis e workshops, incluindo atividades voltadas à Genapec, exposição de melhoramento genético, e à Rede Agro, com o compartilhamento de ações estratégicas em diversas áreas relacionadas à agropecuária.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet