O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) fará em Sorriso, até o dia 28 de julho, um trabalho de atualização cadastral de propriedades rurais com aves, suínos, caprinos, ovinos, bovídeos, equídeos e animais aquáticos. As visitas serão realizadas por um médico veterinário e um agente fiscal do órgão em propriedades localizadas num raio de 10 km de granjas avícolas comerciais, inclusive de atividade agrícola.
Leia mais:
Vazio sanitário da soja começa dia 15 em Mato Grosso e outros quatro estados
Os trabalhos, a serem desempenhados por quatro equipes do Indea-MT, fazem parte de um convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e conta com a parceria da Prefeitura de Sorriso.
Além do cadastramento de propriedades com aves, suínos, caprinos, ovinos, bovídeos, equídeos e animais aquáticos, os trabalhos visam à realização de vigilância veterinária, para detecção precoce de possíveis focos de doenças infectocontagiosas de notificação compulsória e enfermidades confundíveis.
Conforme o Indea, a expectativa é que sejam visitadas todas as propriedades do município. A autarquia revela que são em torno de 1.400 cadastros no seu sistema. Também serão visitadas áreas de posse e reservas indígenas.
As equipes contarão com o apoio da unidade local de Sorriso e da unidade regional de Lucas do Rio Verde (334 km ao Norte da Capital).
“Esse trabalho de vigilância e cadastramento de propriedades é fundamental para resguardar o plantel e, consequentemente, a economia gerada pela atividade”, pontua a diretora técnica do Indea, Daniella Soares.
Outros municípios fortes na avicultura já passaram pela mesma ação, como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra.
O Indea comenta ainda que, além do cadastramento das propriedades rurais, será realizado um projeto de educação sanitária voltado para a criação de aves de subsistência, com o tema “Criando aves com saúde”, que será executado em propriedades de criação de aves de subsistência, com distribuição de cartilhas.