Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

CUIDADOS E CÁLCULOS

Com soja em desenvolvimento agricultores de Sinop cuidam ferrugem e mensuram lucros

Foto: Alexandre Alves - Agro Olhar

Plantas crescem viçosas com chuvas e agricultores cuidam ferrugem e mensuram lucros

Plantas crescem viçosas com chuvas e agricultores cuidam ferrugem e mensuram lucros

No município de Sinop mais de 119 mil hectares de soja foram semeados nesta safra e as plantas estão em pleno desenvolvimento, com o bom índice pluviométrico dando musculatura à lavoura. Com produtividade média estimada em 51 sacas por hectare, a expectativa dos agricultores locais é que a colheita ultrapasse as 350 mil toneladas.

O produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Sinop, Leonildo Bares, está cultivando 700 hectares de soja no município e já tem uma ideia de quanto vai lucrar nesta safra. Considerando o custo total da lavoura, ele acredita que a soja vai trazer um lucro médio de R$ 140 por hectare.

“O produtor hoje tem que entender de gestão empresarial, tem que pegar a calculadora para se projetar e ter um bom negócio com a janela de oportunidade”, diz Bares, em entrevista ao Globo Rural.

Já na propriedade de Jaime Farinon, os três mil hectares de soja plantados estão se desenvolvendo bem. Jaime espera colher acima de 50 sacas de grãos por hectare.

Na fazendea de Elmo Leitzke são cultivados 2.3 mil hectares de soja. Ele também está contente com o desenvolvimento da lavoura. O agricultor diz que fez os tratamentos preventivos contra ferrugem, mas reclama da alta no custo de produção.

O que dá mais tranquilidade aos produtores rurais nesta safra que está no campo são os preços no mercado futuro, que indicam novamente um horizonte positivo. Lá fora, a cotação do dólar está 30% mais alta do que na mesma época no ano passado.

O último relatório daCompanhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a produção da soja, em Mato Grosso, pode chegar a 24 milhões de toneladas, 10% a mais que na safra passada. 

* As informações iniciais são do Globo Rural com edição do Agro Olhar
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet