Produtores e demais interessados na fabricação dos principais derivados da cana-de-açúcar, produzidos pela agricultura familiar, terão a oportunidade de ver demonstradas, no estande da EBDA, na Fenagro, as tecnologias utilizadas no processo de produção de rapadura, açúcar mascavo e cachaça, desde a moagem da cana até o produto final.
“É uma oportunidade para divulgar e comercializar os produtos da agricultura familiar, bem como demonstrar o desenvolvimento tecnológico que a EBDA vem preconizando a esses produtores, em torno do processo produtivo da cana-de-açúcar”, afirmou o chefe de escritório da empresa, em Abaíra, Nelson Pereira.
Na Bahia, no Território de Cidadania da Chapada Diamantina, os municípios de Abaíra, Juciape, Piatã e Mucugê se destacam pelo cultivo da cana, por agricultores familiares. A produção, proveniente de 3 mil hectares de área plantada com a cultura, chega a 120 mil toneladas anual.
Durante a Fenagro, os visitantes podem conferir e comprar os produtos oriundos da cana-de-açúcar, como a cachaça Rio do Engenho, de Ilhéus, de cooperativas da região, e de outras localidades em que a EBDA atua prestando assistência técnica, a exemplo da Cooperativa de Produtores de Derivados de Cana (Coodecana), da Cooperativa dos Produtores Associados de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados da Microrregião de Abaíra (Coopama).