Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Abiove prevê exportação recorde de soja do Brasil em 13/14

Foto: Reprodução

Abiove prevê exportação recorde de soja do Brasil em 13/14
O Brasil poderá ter uma exportação recorde de soja na temporada 2013/14 (fevereiro-janeiro) de 37,5 milhões de toneladas, caso se confirme a grande safra esperada para o país, informou nesta sexta-feira a Abiove, associação que reúne as empresas de óleos vegetais.

Na temporada 2012/13, a Abiove prevê exportação de 30,5 milhões de toneladas. A maior parte desse volume já foi embarcada, uma vez que as vendas estiveram mais aceleradas este ano e a última safra foi menor. Entre janeiro e julho, o Brasil já exportou 27,5 milhões de toneladas, segundo dados do governo.

Para a safra que será plantada a partir de meados de setembro e com colheita no início de 2013, a Abiove projeta uma produção recorde de 81,3 milhões de toneladas, o que superaria de longe a anterior, de 66,6 milhões de toneladas, e permitiria a exportação recorde no ano industrial 13/14.

"O Brasil será o maior produtor mundial enquanto os Estados Unidos não se recuperarem dos efeitos do clima adverso", afirmou a entidade em nota, acrescentando que a temporada 13/14 poderá ter recorde de processamento também (38,5 milhões de toneladas, ante 35,3 milhões em 12/13).

Na safra colhida no início de 2012, a seca afetou a produtividade no Sul, e o Brasil teve uma produção bem menor ante o recorde de cerca de 75 milhões de toneladas da produção colhida em 2011.

Para o novo ciclo, espera-se uma produção boa no Brasil em função de um crescimento de área por conta dos altos preços da soja no mercado internacional, que atingiram recordes na esteira da quebra de safra dos EUA.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet