A Arcos Dourados, divisão brasileira da Arcos Dorados – empresa que administra a marca McDonald's em 20 países da América Latina – anunciou a compra de carne bovina produzida em áreas com práticas sustentáveis nesta quarta-feira, 17 de agosto. A primeira remessa de carne será proveniente do Programa Novo Campo, que fica em Alta Floresta, região norte de Mato Grosso. O projeto inicia com a compra de 250 toneladas por ano, com perspectiva de ampliação.
Em entrevista exclusiva ao
Agro Olhar o diretor de Sustentabilidade da Arcos Dorados, Leonardo Lima, explica que a escolha de começar por Mato Grosso a aquisição de carne bovina proveniente de áreas sustentáveis da Amazônia é decorrente ao Programa Novo Campo. Ele destaca que a pecuária mato-grossense avançou muito nos últimos anos.
“Mato Grosso é um Estado super parceiro. Estamos começando a compra por ele diante esse projeto. Mato Grosso é um grande produtor e esperamos que esse projeto influencie outras idealizações em outros Estados, inclusive”, afirmou Leonardo Lima.
Leia mais:
Fundo internacional deverá investir R$ 600 milhões em Mato Grosso até 2020
Questionado sobre o fato de Mato Grosso ser considerado o maior desmatador do Brasil, o diretor da Arcos Dorados, salienta que um dos aspectos do Programa Novo Campo é a “eliminação do desmate e poder ampliar a produção e ganhos e ao mesmo tempo preservar e recuperar outras áreas”.
“O programa mostra que é possível produzir mais em menos. E, é isso o que estamos vendo em Mato Grosso de alguma forma”, pontuou ao
Agro Olhar por telefone. Leonardo Lima frisa que a empresa tem orgulho em ser a pioneira em mais um avanço sustentável, em especial em contar com o apoio de parceiros e do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS).
O Programa Novo Campo foi lançado em 2012 como uma iniciativa da ONG Instituto Centro de Vida (ICV). O objetivo do projeto era ajudar a controlar o desmatamento em Alta Floresta, hoje o maior polo da pecuária mato-grossense na região norte do Estado, que era tido como um dos maiores desmatadores.
O projeto desenvolvido pelo ICV, que é responsável pelo monitoramento das práticas, é realizado em conjunto com a empresa Pecuária Sustentável da Amazônia (Pecsa), responsável por captar recursos financeiros e implantar as boas práticas nas fazendas. O programa tem a JBS como parceira, garantindo a compra e o processamento da carne bovina.
Mato Grosso é hoje o maior produtor de gado do Brasil com aproximadamente 29,5 milhões de cabeças.
O coordenador da Iniciativa de Pecuária Sustentável do ICV, Francisco Beduschi, pontua que os esforços serão voltados agora para a consolidação dessa cadeia de pecuária sustentável. "Atuaremos diretamente no monitoramento dos requisitos legais, produtivos, ambientais e sociais, bem como dos compromissos assumidos por todos os envolvidos, para o estabelecimento de uma pecuária sem desmatamento. Assim, garantimos a segurança e a confiança necessárias para agregarmos parceiros de todos os elos da cadeia produtiva, como aconteceu com o McDonald's, que compartilham desse mesmo objetivo", declarou em nota.
Para o diretor executivo da Pecsa, Vando Telles, a parceria com o McDonald's "é muito promissora, pois é uma empresa líder de mercado que está se colocando para ser parte da solução da cadeia da pecuária. Isso abre um caminho que outros grandes compradores de carne poderão seguir".