Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Geral

EM CUIABÁ

Acrismat empossa diretoria em evento para comemoração dos 20 anos da entidade

O presidente empossado falou ainda sobre a maior crise enfrentada pelo setor neste ano, com altos custos de produção e preço baixo de venda devido à redução das exportações e uma oferta maior que a demanda no mercado interno.

Foto: Icone Assessoria

Autoridades na posse da nova diretoria da Acrismat - liderada novamente por Paulo Lucion

Autoridades na posse da nova diretoria da Acrismat - liderada novamente por Paulo Lucion

A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) comemorou, nesta quinta-feira (22), os 20 anos da entidade em um evento que reuniu mais de 400 pessoas no Buffet Leila Malouf, em Cuiabá. Participaram da cerimônia suinocultores de todo o Estado e autoridades de diversos segmentos.

A noite foi marcada pela posse da nova diretoria da Acrismat, com presidência de Paulo Cézar Lucion, reeleito para o biênio 2012-2014. “Espero corresponder cada vez mais aos suinocultores pela confiança depositada nesta atual gestão e agradeço ainda aos ex-presidentes por promoverem ações pró-ativas que ajudam a todos nós suinocultores”, discursou.

Paulo falou ainda sobre a maior crise enfrentada pelo setor neste ano, com altos custos de produção e preço baixo de venda devido à redução das exportações e uma oferta maior que a demanda no mercado interno. “Lembro ainda aos associados das necessidades de investimentos dos órgãos governamentais, para que tragam planejamentos estratégicos para o setor diante de outras crises” ressaltou.

Lucion – que possui granja em Vera e um frigorífico de suínos em Sorriso - lembrou ainda que houve superações em 2012 e que o segmento está mais preparado para debater e cobrar políticas eficazes que demonstrem comprometimento estadual ou federal.

Na sequência da posse, a Acrismat assinou convênio com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE/MT), que tem como objetivo a viabilização e montagem de curso e manejo de suínos para trabalhadores em situação de trabalho escravo e elaboração de cartilha orientativa dos direitos e deveres do trabalhador na suinocultura.

Outra parceira foi estabelecida com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac/MT), que dissemina o consumo da carne suína por meio de cursos, workshops e outros eventos para a utilização gastronômica.

Presente no evento, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), relatou que os produtores mato-grossenses detêm o que há de melhor em tecnologia no agronegócio e o Estado tem uma potencialidade muito forte. “É preciso avançar para que essas instabilidades que levam às crises acabem. Com o apoio do governo federal, vamos dirimir mais o mercado suinocultor para o consumo interno, além de corresponder cada vez mais com a classe”, disse.

Na ocasião, também foram homenageados os ex-vice-presidentes da Acrismat, que receberam placas com os respectivos biênios que dirigiram a entidade. Estiveram presentes Rui Carlos Schneider (1998/2000), Luiz Antônio Ortollan Salles (2000/2002, 2006/2008 e 2008/2010), e Raulino Teixeira Machado (2002/2004). O fundador da Acrismat, Aréssio José Parquer, representou o primeiro presidente, Otaviano Pivetta (1992/1994), e Luiz Antônio Ortollan Salles representou Clóves Vettorato (1994/1996, 1996/1998), in memorian.

O ex-presidente Rui Schneider relatou sobre os avanços obtidos pela suinocultura nos últimos anos e destacou a força do mercado mato-grossense. "As novas tecnologias têm proporcionado muitos benefícios ao setor. Quando fui presidente, implantamos medidas preventivas contra a peste suína, hoje, com a modernização das granjas ficou tudo mais fácil. Mato Grosso é um Estado com clima e espaço confortáveis para criação e produção suína de qualidade”, pontuou.

As informações são da Ícone Assessoria.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet