Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Economia

Mundo consumirá cada vez mais proteína animal e Brasil precisa manter a competitividade

24 Nov 2012 - 11:31

Marilia Ferreira - Insight Engenharia de Comunicação

O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, disse hoje (22), ao participar do painel "Mercado", do III Congresso Sul Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticínios (Avisulat), que o mundo vai continuar consumindo cada vez mais proteína animal. E que o Brasil precisa garantir a competitividade na oferta desses alimentos.

"A logística está cada vez pior", destacou Turra, mencionando deficiências de infraestrutura em estradas e ferrovias. "Precisamos deslocar o milho do Centro-Oeste para o Sul", completou, referindo-se à importância desse grão como insumo de atividades como a avicultura e a suinocultura, concentradas principalmente no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Turra também defende a importância de uma política específica para problemas emergenciais referentes ao abastecimento de milho.

O presidente da UBABEF explicou os esforços do setor para a abertura de novos mercados, como Indonésia e Paquistão, e para remover barreiras de mercados já formalmente abertos, como a Índia, onde a tarifa de importação é de 100%.

Também participaram do painel o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Caio Rocha, representando o ministro Mendes Ribeiro Filho; o presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paulinelli; o diretor de Mercado da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Jurandi Machado; e o consultor Carlos Cogo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet