Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Geral

Estudo para a hidrovia Teles Pires sai este ano

Dos nove estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) a serem realizados no Brasil para construção de eclusas, na ordem de R$ 81 milhões, três estão localizados em Mato Grosso, cujos projetos somam R$ 30 milhões. No dia 13 de dezembro o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizará a abertura das propostas para o EVTEA da hidrovia Teles Pires-Juruena-Tapajós, orçado em cerca de R$ 15 milhões.

O modal é tido como mais importante para o Estado porque pode reduzir em 60% o custo com o frete, gerando economia de R$ 1,9 bilhão ano com transporte, conforme o Movimento Pró-Logística. A previsão é que a ordem de serviço saia final de janeiro. As sete hidrelétricas a serem erguidas em Mato Grosso já contam com as eclusas inclusas no projeto, o que viabiliza as hidrovias.

As informações foram passadas pelo DNIT e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) durante o Simpósio de Hidrovias de Mato Grosso, realizado pelo Movimento Pró-Logística ontem em Cuiabá.

Conforme o coordenador de projetos da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Paulo Roberto Godoy, para Mato Grosso há 3 estudos de viabilidade econômica. “O da hidrovia Teles Pires-Juruena-Tapajós é o mais avançado, tanto que em dezembro retomaremos o processo licitatório que foi suspenso devido erros na planilha de custo. Os outros EVTEAs estão na Hidrovia Paraguai-Paraná em aproximadamente R$ 7 milhões e da Hidrovia Tocantins-Araguaia também em R$ 7 milhões”.

Godoy diz que após a abertura das propostas a ordem de serviço da hidrovia Teles Pires-Tapajós deverá sair em 45 dias. Ele frisa que o estudo será feito em 18 meses, mas que em 12 meses dá para se ter um resultado prévio. “No Brasil são nove EVTEAs orçados em R$ 81 milhões. O estudo mostrará quanto o Brasil pode ganhar com cada hidrovia. A do Teles Pires é importante para o Estado e o Brasil, pois reduziria significativamente a quantidade de caminhões nas rodovias para o Sul e Sudeste do país”.

O superintendente de geração elétrica da EPE, Paulo Amaro, confirma a existência de eclusas nos projetos das hidrelétricas. “Foi uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pois implantação de hidrovia não é impedimento para navegação de rio”, comenta ele.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet