Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Geral

Projeto da Embrapa estudará aplicações químicas e bioquímicas da xilose

A Embrapa Agroenergia deu início, em outubro, ao projeto de pesquisa “Aproveitamento da D-xilose da hemicelulose do bagaço de cana-de-açúcar para obtenção de compostos químicos renováveis de alto valor agregado (C5-AGREGA)”.

O projeto visa a obter substâncias utilizadas pelas indústrias químicas tradicionais e pelas que trabalham com química fina. O objeto de estudo é a D-xilose, o açúcar mais abundante na hemicelulose do bagaço da cana.

A parede celular das plantas é formada, principalmente, por lignina, celulose e hemicelulose. Esta é constituída, entre outras substâncias, por xilose, um açúcar de cinco carbonos (pentose), cuja fermentação a etanol ainda não é viável. “Estamos tentando descobrir um destino nobre para a xilose”, chamou a atenção o pesquisador da Embrapa Agroenergia e líder do projeto, Silvio Vaz Jr.

A geração de resíduos lignocelulósicos das cadeias agroenergéticas pode ser vista, na atualidade, como uma grande oportunidade de agregar valor a tais cadeias produtivas, salientou Silvio Vaz. Ele destaca que os principais componentes desta biomassa residual poderão servir como matérias-primas renováveis para o setor químico brasileiro, que apresenta um déficit considerável em sua balança comercial, importando tecnologias, reagentes e insumos estratégicos. O bagaço de cana-de-açúcar possui um dos maiores teores de hemicelulose em relação a outras fontes de biomassa agroindustrial, o que faz com que ele seja considerado como uma matéria-prima em potencial para compostos químicos que tenham os constituintes da hemicelulose como precursores.

Os pesquisadores vão utilizar plataformas químicas e bioquímicas para transformar a xilose em ácido levulínico, furfural, xilitol, ácido succínico e ácido xilônico. “Para conseguirmos esses produtos, utilizaremos rotas de síntese orgânica e também a fermentação por microrganismos e catálise enzimática”, explicou Vaz.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet