Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Plantio de milho e soja na Argentina avança com clima seco

O plantio de milho e soja da safra 2012/13 na Argentina continua ocorrendo em ritmo irregular porque a lama nos campos tem atrasado o trabalho. No entanto, uma semana de sol ajudou os produtores a acelerarem o processo, destacou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires no relatório semanal de acompanhamento de safra divulgado na quinta-feira (08).

Até o momento, apenas 10,8% dos 19,7 milhões de hectares que devem ser semeados com soja nesta temporada já foram plantados, queda de 14,2 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. Dos 3,4 milhões de hectares que devem ser cultivados com milho, 44,2% já foram semeados, 14 pontos percentuais abaixo do registrado há um ano.

Chuvas fortes ao longo dos últimos dois meses alagaram muitas áreas, mas o clima seco desta semana ajudou os produtores a semear o solo. Nos últimos sete dias, isso ´permitiu a retomada do plantio e melhorou a situação das estradas em áreas afetadas por chuva abundante nos últimos meses´, destacou a bolsa.

A expectativa é de que o fenômeno El Niño continue provocando chuvas mais fortes do que o normal no período de desenvolvimento e eleve a produtividade das lavouras. Entretanto, o excesso de chuvas atrasa o plantio. Isso fez com que a associação de produtores Maizar cortasse de 1 a 2 milhões de toneladas a sua estimativa de produção do cereal.

As projeções anteriores apontavam para uma safra argentina de 28 milhões de toneladas de milho em 2012/13, mas agora ela deve ficar entre 26 milhões e 27 milhões de toneladas, destacou o presidente da associação, Alberto Morelli, na quarta-feira (06. O número ainda supera o recorde de 24 milhões de toneladas colhido em 2010/11.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos prevê que a Argentina colha 55 milhões de toneladas de soja nesta temporada, superando o recorde anterior, de 52,7 milhões de toneladas, em 2009/10. A Argentina é o segundo maior exportador de milho depois dos Estados Unidos, e o terceiro maior exportador de soja, atrás do Brasil e dos EUA.

Trigo

Os produtores da Argentina colheram, até o momento, 12% da safra de trigo de inverno. A bolsa portenha prevê que a produção do cereal em 2012/13 chegará a 10,12 milhões de toneladas, abaixo dos 13,2 milhões de toneladas estimados pelo governo para a produção de 2011/12. Os limites de exportação de trigo impostos pelo governo pressionaram os preços domésticos e levaram muitos agricultores a desistir de plantar o grão. As informações são da Dow Jones.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet