Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

1º encontro

Cadeia leiteira em Mato Grosso trabalha de maneira desconexa e Aproleite vem para informar

09 Nov 2012 - 17:30

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Ascom Famato

Cenarium Rural lotado para o 1º Aproleite

Cenarium Rural lotado para o 1º Aproleite

O objetivo primordial da recente Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), criada há pouco mais de um ano, é levar conhecimento aos envolvidos no setor. De acordo com o presidente da entidade, Alessandro Calado, em 2011, mais de 80% dos produtores mato-grossenses não tiveram qualquer tipo de assistência técnica.

Em entrevista ao Agro Olhar durante o 1º Encontro Aproleite, que está sendo realizado em Cuiabá, no Cenarium Rural, durante esta sexta-feira (9), Casado pontuou que a cadeia leiteira tem trabalhado nos últimos anos de maneira desconexa.

“Existem algumas ações em prol do desenvolvimento pelo interior, mas atuando de forma isolada, e muitas vezes chocando-se umas com as outras”, disse.

O presidente também explicou que só agora ocorre um grande encontro com todos os elos da cadeia porque o primeiro ano da associação foi dedicado à pesquisa e mapeamento das demandas.

“Durante este tempo nós desenvolvemos um trabalho chamado Diagnóstico da Cadeia do Leite em Mato Grosso, que é uma verdadeira fotocópia do setor”, informou Alessandro Casado.

Sobre o encontro, o presidente da Aproleite comemorou os 1.400 participantes, provenientes de 90% dos municípios mato-grossenses. “Surpreendeu as expectativas. Para esse primeiro evento, nós esperávamos 800 pessoas. Assim podemos ver a real necessidade do setor de se unir e buscar conhecimento”, finalizou.

A cadeia do leite em Mato Grosso

Segundo a Pesquisa Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso produziu em 2011 o volume de 743,2 milhões de litros de leite, o que representa aumento de 5% em relação à produção de 2010.

O estado possui cerca de 20 mil produtores de leite e os principais municípios nessa atividade são Pontes e Lacerda, Araputanga, Guarantã do Norte, Cáceres e Terra Nova do Norte.

Os principais produtos são o leite UHT, leite de saquinho, iogurtes, requeijão, doce de leite e variados tipos de queijo, com destaque para a mussarela, a qual consome quase 50% de todo o leite produzido no Estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet