A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu 2015 como o Ano Internacional do Solo, com o objetivo de chamar atenção para a riqueza e a fragilidade do recurso, além de mobilizar a população para a importância de preservar e de recuperar os solos.
Como forma de contribuir para a conscientização da importância da conservação dos solos, a Embrapa Pecuária Sul e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), planejaram ações que serão desenvolvidas esse ano. As ações foram definidas em reunião realizadas esta semana com os representantes do Mapa em Bagé, Ricardo Furtado e Rita Vaz e a Chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sul, Estefanía Damboriarena, além dos pesquisadores Leandro Volk e José Pedro Trindade e da responsável pela área de comunicação, Lisiane Brisolara.
No planejamento está previsto um trabalho de sensibilização na área educacional, dirigido para estudantes e professores. Para tanto serão prospectadas escolas das redes pública, estadual e municipal, e particular interessadas em participar do projeto. Outra iniciativa será a submissão de um projeto ao Mapa para a realização de ações continuadas focadas no uso e conservação do solo no bioma Pampa.