Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

fórum do futuro

Seminário discute plano estratégico e desenvolvimento sustentável do Centro-Oeste

Gestores públicos, empresários, pesquisadores e representantes de entidades de apoio ao setor produtivo debaterão o futuro da região Centro-Oeste, durante o seminário "Centro-Oeste Tempo 3 - As bases para o panejamento estratégico do desenvolvimento sustentável", que acontece na terça-feira, dia 13 de novembro, em Brasília.

O objetivo é debater as bases sustentáveis para o crescimento da região, a geração de empregos e a participação dos quatro entes federados no desenvolvimento do país a longo prazo, a importância da pesquisa tecnologica, os desafios em logistica e oportunidades de ampliação de negócios.

Fundo de R$ 1,4 bi incentivará produção nacional de trilhos para construção de ferrovias

O encontro é promovido pelo "Fórum do Futuro", entidade voltada à reflexão de questões estratégicas que é formada pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), pela Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Brasil, Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) do DF, Sicredi e Campo, empresa especializada em agricultura de precisão.

Pensar no futuro da região decorre da análise de dados do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), segundo os quais caberá ao Brasil, nos próximos anos, atender a cerca de 40% da demanda mundial de alimentos. Este crescimento da demanda é impulsionada por dois fatores: o crescimento da população mundial de 7 para 9 bilhões até 2050 e o forte impacto oriundo do aumento da renda na China, Índia e Amperica Latina.

Também vale lembrar que, do crescimento de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011, 80% tiveram origem na cadeia de produção de alimentos e biomassa.

"O centro-oeste é importante não só para o Brasil, mas para o mundo. Por isso queremos trazer assuntos de alta prioridade como a questão da logística, a ciência e tecnologia para darmos um enfoque objetivo de acordo com a realidade brasileira para entendermos quais serão as necessidades de investimentos na região", avalia o ex- ministro da agricultura Alysson Paulinelli.

O seminário está dividido em diversos painéis. Na parte da manhã serão debatidas as "Bases cientíicas e tecnológicas para a gestão e utilização sustentáveis dos recursos naturais nos trópicos". Em seguida, será a vez de "Impacto do aumento da demanda alimentar mundial" e do painel "Logística, a barreira transponível".

À tarde, o tema é "A sociedade como aliada - Reputação e imagem: os novos palcos da guerra comercial dos produtos primários. Por uma nova estratégica de comunicação para a agricultura".

Outro painel de revelo debate "O produtor rural como gestor territorial: Os caminhos para a sustentabilidade". Antes do encerramento, os painelistas concluem os debates no painel "Planejando o desenvolvimento sustentável do Centro-Oeste: caminhos possíveis".

O evento terá a participação dos minisros Mendes Ribeiro Filho (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), e Fernando Bezerra (Integração Nacional), do ex- ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, do presidente da Emprapa, Maurício Lopes, da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e do ex-ministro de Minas e Energia Eliezer Batista da Silva.

"Trata-se de uma experiência de planejamento estratégico de importância fundamental para o país", acrescenta Marcelo Dourado, superindentende da Sudeco, órgão que gere o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FCO) com o apoio do Banco do Brasil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet