Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Energia

falta pouco

Governo federal desiste de estender horário de verão e termino será dia 22

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Governo federal desiste de estender horário de verão e termino será dia 22
O governo federal anunciou nesta terça-feira (11) ter desistido de estender até março o horário de verão, com isso os relógios seguem adiantados em 1 hora até o dia 22 de fevereiro. Segundo o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, estudos apontaram que a economia de energia nesse período de ampliação seria muito pequena. A decisão em manter o horário de verão até 22 de fevereiro foi tomada durante reunião com a presidente Dilma Rousseff.

O ministro explicou ainda, conforme a Agência Brasil, que com mais um mês de horário de verão alguns Estados teriam um período da manhã mais escuro acarretando mais consumo de energia elétrica, como é o caso de Mato Grosso, onde por volta das 6h30 os mato-grossenses possuem a sensação de ainda ser madrugada.

Leia mais:
Horário de verão pode ser estendido para março; Previsão em Mato Grosso é economia de 0,9% no consumo
Risco de racionamento de energia não está descartado em Mato Grosso, afirmam especialistas

No dia 05 de fevereiro em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, havia declarado que o governo federal estudava ampliar o horário de verão para março. A alteração tinha como objetivo economizar energia diante o cenário de crise do setor elétrico e baixos níveis de chuva, inclusive em Mato Grosso.

Como o Agro Olhar já comentou a expectativa da Cemat é que nos 126 dias de horário de verão, considerando encerrando no dia 22 de fevereiro, haja uma economia no consumo de 0,9% em Mato Grosso, no Sistema Interligado Nacional (SIN) e uma redução de 5% na demanda de ponta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet