O Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que identifica os produtos com procedência conhecida, registrados e inspecionados pelo governo completa 100 anos neste ano de 2015. Um século depois de sua criação, o serviço se mantém de vital importância para o país, tendo sob a sua responsabilidade assegurar a qualidade de produtos de origem animal, comestíveis ou não, destinados aos mercados interno e externo, além dos produtos importados.
“O SIF é um grande motivo de orgulho para nós. Termos um Serviço confiável que nos permite sentar tranquilos à mesa e saber que estamos consumindo produtos que passaram por um longo processo de fiscalização e inspeção, promovendo saúde para todos”, disse a ministra Kátia Abreu ao comemorar os 100 anos do SIF.
Sob o comando do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), o SIF tem atuação em mais de 4 mil estabelecimentos brasileiros. Todo e qualquer produto de origem animal que seja de responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deve ser registrado e aprovado pelo SIF, visando garantir produtos com certificação sanitária e tecnológica para o consumidor brasileiro e estrangeiro, respeitando as legislações nacionais e internacionais vigentes.
O SIF tem sua confiabilidade reconhecida no mundo inteiro, tanto que o Brasil se coloca entre os principais exportadores mundiais de produtos de origem animal, levando a produção de nossa pecuária a mais de 180 países.
Para comemorar os 100 anos do selo, o DIPOA lançou uma estampa comemorativa e um hotsite explicando a história e atuação do SIF, que você pode conferir no link a seguir: http://www.agricultura.gov.br/sif