Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

fomento

Mato Grosso busca apoio para a produção de peixe em Ministério da Pesca

Foto: Kenedy Brayan

Mato Grosso busca apoio para a produção de peixe em Ministério da Pesca
A falta de estrutura e investimentos foram os principais assuntos debatidos durante reunião entre o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, e o ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Helder Barbalho. O Estado é, hoje, o maior produtor nacional de peixes, tendo somado 19,3% das 392,4 mil toneladas produzidas em 2013 no Brasil. O foco da busca de apoio é para o desenvolvimento da atividade com os pequenos produtores.

O encontro foi um pedido Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat), que na oportunidade entregou ao ministro da Pesca uma carta contendo 14 pautas. Entre as demandas solicitadas para que a atividade siga em crescimento estão apoio junto ao Tribunal de Contas da União para a liberação dos Parques Aquícolas do Lago de Manso, além da liberação da criação de tilápia em tanques-rede nos lagos federais do estado cuja permissão vem do Ibama.

Leia mais:
Sorriso é o principal produtor de peixe nacional com 21,5 mil toneladas, aponta IBGE
Apesar do alto custo e trabalho na instalação de tanques, Mato Grosso se destaca na piscicultura

O setor da piscicultura ainda pediu apoio do Ministério da Pesca na intervenção ao Ministério da Fazenda para que seja criada uma linha de créditos com juros subsidiados para a construção de frigoríficos de peixes, entre outras demandas como a criação de um programa de divulgação dos peixes nativos do Brasil no âmbito nacional e internacional.

Na próxima semana, no dia 22, uma visita do ministro da Pesca a Mato Grosso ficou agendada. Na ocasião ele irá conhecer áreas produtivas de peixes em Sorriso, Campo Verde e Lago do Manso.

Como o Agro Olhar já comentou, em 2013 o Brasil produziu 392,4 mil toneladas de peixes, segundo a pesquisa de Produção Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ao final de 2014. Conforme o levantamento, Mato Grosso em 2013 foi responsável por 75,6 mil toneladas de peixe, dos quais 21,5 mil toneladas foram produzidas em Sorriso, maior município produtor de peixe do Brasil. Em termos de produção de alevinos, Mato Grosso é o quarto maior produtor. Em 2013 818,85 mil toneladas de alevinos foram produzidos no país, dos quais 9,5% provenientes de Mato Grosso.

“Mato Grosso tem uma piscicultura com taxas de crescimento acima da média nacional e já responde por 20% da produção no Brasil. Precisamos dar condições para que Mato Grosso se consolide como maior produtor de peixes do país”, declarou o vice-governador Carlos Fávaro, que afirmou, ainda, que irá pedir aos secretários de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, e Meio Ambiente (Sema), Ana Luíza Peterlini, uma avaliação das pautas apresentadas pela Aquamat.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet